ELEIÇÃO | ANÁPOLIS

Em meio a polêmica, circula áudio em que bispo de Anápolis diz que igreja é apartidária

O bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, Dom Dilmo Franco, gravou um áudio em que…

(Foto: Diocese de Anápolis)

O bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, Dom Dilmo Franco, gravou um áudio em que explica a posição da igreja em relação à política, neste pleito. “Quando se fala o nome de pessoas e partidos, essa não é a orientação da igreja. Apontamos valores para que as pessoas se orientem em quem votar”, disse.

A Diocese não confirmou a data do áudio, mas a disse que era, de fato, Dom Dilmo. O Mais Goiás recebeu este áudio após repercutir que candidato Antônio Gomide (PT) conseguiu, na última sexta-feira (23), uma liminar para retirar do ar (e de vários perfis de redes sociais) vídeos em que o padre Genésio Lamunier Ramos discursa contra ele e o PT, inclusive na igreja.

Não se sabe se Dom Dilmo gravou o áudio antes ou depois das manifestações do padre Genésio, mas ele diz o seguinte: “A igreja não é partidária. Porque nós reconhecemos que temos pessoas em nossas assembleias de todos os partidos e todos têm o direito e a liberdade de escolher aqueles nos quais vão votar. Nós temos uma orientação, uma mensagem dos bispos, da regional Centro-Oeste, da CNBB… Eu penso que essa carta responde às orientações da igreja. E o que foge disso o respaldo se torna bem pessoal. A igreja tem os seus valores fundamentados em Jesus Cristo. Quando se fala o nome de pessoas e partidos, essa não é a orientação da igreja. Apontamos valores para que as pessoas se orientem em quem votar.”

Carta da CNBB

Na quarta-feira (28), o Mais Goiás pediu um posicionamento da Diocese de Anápolis sobre a questão do padre Genésio. A resposta, dada nesta quinta-feira (29), foi a carta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), região Centro-Oeste, que foi citada por Dom Dilmo.

Em uma das partes, o texto expõe que “a igreja não é partidária, mas busca conscientizar o eleitor e incentivar os fiéis leigos que se sentem chamados a representar o povo com úm mandado político”. Entre as dicas aos eleitores, eles pedem para não dar crédito a candidatos que queiram comprar votos; que observe se o postulante tem o nome envolvido em corrupção; que não espalhe notícias falsas, etc. Contudo, em nenhum momento direcionam nomes ou partidos.

“O processo eleitoral no nível municipal por vezes costuma até mesmo dividir as comunidades paroquiais. Por isso, requer-se dos fiéis maturidade, união no que é essencial e respeito pela liberdade do outro”, diz outro trecho.

E ainda: “Aqui está um princípio a considerarmos ao elegermos prefeitos e vereadores: escolher pessoas cuja história de vida demonstra disposição a servir o município.” A carta é de 30 de setembro deste ano.

Primeiro vídeo

O primeiro vídeo, que motivou a ação proposta por Gomide, foi gravado em 18 de outubro. Nele, o padre diz que era petista e foi curado. Ele destacou, durante a pregação, que votou em Antônio Gomide duas vezes, mas que o petista não terminou o mandato, deixando rombos e buracos na prefeitura.

Ainda segundo o padre, o PT é o partido da corrupção e Anápolis recebeu verbas de corrupção. “Você tem liberdade de escolher, mas deve fazer tudo para o PT não voltar.”

Gomide, então, entrou com uma ação por danos morais contra o padre por difamação e calúnia, pelo fato do religioso ter exposto a opinião dele durante a missa. O candidato à prefeitura de Anápolis pede uma indenização de R$ 20 mil.

Vídeo mais recente

“Se precisar vamos chegar a 13 vídeos”, afirmou o padre Genésio Lamunier Ramos em seu terceiro vídeo, feito após ser processado pelo candidato ao paço de Anápolis. Desta vez, o religioso escolheu um local aberto, longe da igreja para a gravação.

Neste, Genésio acusa o PT de ser desonesto com a Anápolis e diz, ainda, que o Brasil não quer Lula, Temer ou Dilma, e que a cidade não quer Gomide. Ele também disse que a sigla é a favor da ideologia de gênero, aborto e contra a família. “Quanto mais meter processo nas minhas costas, mais responderei aqui. A mim o senhor não vai calar. O senhor já perdeu. Decepcionou a mim e a muitos outros que foram seus eleitores.”

Ao fim deste vídeo mais recente, o religioso convoca padres, pastores e bispos para usar a palavra contra o PT. Confira: