CAMPANHA

Em plano de governo, major Vitor Hugo promete criar quatro secretarias

O candidato ao Palácios das Esmeraldas major Vitor Hugo (PL) promete criar quatro secretarias em…

Em plano de governo, major Vitor Hugo promete criar quatro secretarias
Em plano de governo, major Vitor Hugo promete criar quatro secretarias (Foto: Assessoria)

O candidato ao Palácios das Esmeraldas major Vitor Hugo (PL) promete criar quatro secretarias em seu plano de governo. São elas: a secretaria Especial do Entorno de Brasília; a secretaria Especial da Inclusão; a secretaria de Minas e Energia; e a secretaria de Desenvolvimento Regional.

Em relação a esta última, trata-se de uma recriação. Segundo o deputado federal e candidato ao governo, seriam implementadas uma Superintendências de Desenvolvimento Regional (SDR) para cada mesorregião goiana, todas subordinadas à Secretaria de Desenvolvimento Regional. “A perda de competitividade e o aumento das disparidades entre municípios goianos denota a relevância de uma estrutura autônoma para lidar com a questão do desenvolvimento regional”, justifica.

Já sobre a secretaria Especial do Entorno de Brasília, ele afirma que ideia é promover, naquela região, o desenvolvimento de todas as áreas de atuação do Estado, como saúde, segurança, transporte e educação. Esta atuaria, inclusive, em parceria com a pasta de Desenvolvimento Regional. A secretaria de Minas e Energia, por sua vez, estaria alinhada com a estrutura de ação no Ministério de Minas e Energia. De acordo com o plano, ela seria responsável por políticas públicas e fiscalização do setor.

Por fim, a pasta Especial da Inclusão cuidaria e implementaria “políticas públicas estaduais para a proteção e os cuidados mais específicos em relação a públicos dotados das mais diversas vulnerabilidades, como pessoas com deficiência, pessoas idosas, vítimas de violência doméstica e familiar, pessoas com doenças raras, entre
outros”.

Protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plano será lançado, oficialmente, em evento na próxima segunda-feira (22), em Goiânia. Ele teve coordenação geral de Francisco Fernandes Capel e colaboração de cerca de 60 pessoas. Além disso, ele levou seis meses para ser desenvolvido. Ao todo são 16 eixos temáticos.