NOTA PÚBLICA

Entidades da Polícia Federal defendem urna eletrônica e sistema eleitoral

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais…

Entidades da Polícia Federal defendem urna eletrônica e sistema eleitoral (Foto: PF - Divulgação)
Entidades da Polícia Federal defendem urna eletrônica e sistema eleitoral (Foto: PF - Divulgação)

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL) emitiram nota em que reforçam confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas. O texto vem um dia após reunião de Bolsonaro (PL) com embaixadores em que o presidente atacou o ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o próprio sistema eleitoral e urna eletrônica.

“A Polícia Federal, assim como diversas outras instituições renomadas, tem participado de testes públicos de segurança promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e abertos a qualquer cidadão, cujo objetivo é buscar o contínuo aperfeiçoamento das urnas eletrônicas, sendo que até o momento não foi apresentada qualquer evidência de fraudes em eleições brasileiras”, diz trecho da nota.

Ainda segundo o documento, “acatar a legislação eleitoral vigente e respeitar a constituição, bem como as decisões democráticas é imprescindível a todo e qualquer representante eleito ou postulante a cargo eletivo”.

Confira na íntegra a nota das entidades da Polícia Federal:

“A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL) manifestam total confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas. A Polícia Federal é uma das instituições de Estado que tem por atribuição garantir a lisura e segurança das eleições, que desde a redemocratização ocorrem sem qualquer incidente que lance dúvidas sobre sua transparência e efetividade.

É importante reiterar que as urnas eletrônicas e o sistema eletrônico de votação já foram objeto de diversas perícias e apurações por parte da PF e que nenhum indício de ilicitude foi comprovado nas análises técnicas.

A Polícia Federal, assim como diversas outras instituições renomadas, tem participado de testes públicos de segurança promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e abertos a qualquer cidadão, cujo objetivo é buscar o contínuo aperfeiçoamento das urnas eletrônicas, sendo que até o momento não foi apresentada qualquer evidência de fraudes em eleições brasileiras.

Acatar a legislação eleitoral vigente e respeitar a constituição, bem como as decisões democráticas é imprescindível a todo e qualquer representante eleito ou postulante a cargo eletivo.

As entidades representativas que subscrevem esta nota têm total confiança de que, neste ano, o povo brasileiro escolherá seus representantes de forma transparente e republicana como sempre fez.”

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF

Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais – APCF

Federação Nacional dos Delegados Federais – FENADEPOL