Decisão

Ernesto Araújo pede demissão do Ministério de Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acaba de pedir demissão do cargo. A informação,…

Ernesto sabia atuar de forma técnica, mas optou por ideologizar pasta, diz jurista
Ex-chanceler Ernesto Araújo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasila)

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acaba de pedir demissão do cargo. A informação, segundo o Jornal O Globo, foi repassada pelo próprio chanceler aos subordinados.

A situação de Ernesto não estava nada fácil no governo Bolsonaro devido ao fato de ser visto como o maior entrave nas negociações para aquisição das vacinas para o Brasil. Mais cedo, os senadores prepararam um pedido de afastamento do titular do Itamaraty que será protocolado na tarde desta segunda (29) na Câmara dos Deputados -Casa legislativa que detém a competência para analisar impedimento de ministros de Estado. O documento está sendo elaborado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Leila Barros (PSB-DF), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Simone Tebet (MDB-MS).

Em outra frente, o líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), apresentou um projeto de resolução que propõe a suspensão de nomeações de embaixadores no Senado. As indicações são analisadas pela Comissão de Relações Exteriores do Senado e em seguida votadas no plenário da Casa.

A crise envolvendo Ernesto e o Senado ganhou novas proporções neste domingo (28), após uma postagem em rede social, na qual o chanceler ataca a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores. O chanceler insinuou uma ligação do Senado com o lobby chinês pelo 5G, o que, segundo ele, estaria por trás da pressão para derrubá-lo do posto.

Em uma sessão na quinta-feira, com a participação do chanceler, senadores foram praticamente unânimes ao apontar a falta de capacidade de Ernesto e pedir a sua saída. Nenhum dos líderes do governo no Senado esteve presente para defendê-lo.

Marcada por questões ideológicas, a gestão do ministro é duramente criticada por empresários e políticos de esquerda, centro e direita.

*Com informações do Jornal O Globo