São Paulo

Estratégia de Lula para atrair Marta Suplicy é a mesma usada com Alckmin

Lula deixa correr na mídia notícia de que convidou Marta para ser vice de Boulos e, assim, neutraliza resistências no PT

Presidente Lula e a ex-senadora Marta Suplicy (Foto: redes sociais)

O presidente Lula dedicou as últimas semanas à tarefa de convencer a ex-senadora Marta Suplicy a voltar para o PT. A estratégia usada com ela é a mesma que Lula adotou para convencer Geraldo Alckmin (PSB) a ser o seu vice na disputa eleitoral de 2022.

Lula deixa correr as notícias de sondou a ex-senadora para ser vice de Guilherme Boulos (PSol) na eleição para prefeito de São Paulo e não se esforça para negá-la. Ele avalia que o noticiário aos poucos neutraliza a resistência de alas mais radicais do PT, que são resistentes à negociação com outros partidos.

Com Alckmin, esse processo durou quase um ano. É praticamente o mesmo prazo que ele terá para pavimentar o retorno de Marta ao PT. No momento, ela está filiada ao MDB, partido do atual prefeito, Ricardo Nunes, e ocupa a secretaria de Relações Internacionais da prefeitura.

Nunes é candidato à reeleição e tem dito a aliados que não acredita na deserção de Marta, visto que os dois têm boa relação.