Coluna do João Bosco Bittencourt

Ex-bolsonarista, Baldy tenta de aproximar do PT

Presidente da Agehab viajou à China para se juntar à comitiva presidencial

Alexandre Baldy e Lula (Foto: Reprodução)

Em mais um cavalo de pau na trajetória política, o empresário Alexandre Baldy, presidente da Agehab, tenta agora se aproximar do governo do PT. Baldy vestiu o figurino bolsonarista até a eleição passada, como o partido dele, o Progressistas.

O primeiro movimento concreto foi viajar à China, pegando carona na comitiva presidencial, mas pagando as altas despesas VPN dinheiro do próprio bolso.

A coluna Giro, de O Popular, publicou foto em que Baldy aparece de rosto colado ao do presidente, com o sorriso aberto.

Baldy começou a carreira política pelas mãos de Marconi Perillo, que o nomeou, dinda bem jovem, para secretaria de Industria e Comércio. Elege-se deputado federal pelo PSDB, mas logo deixou o partido. Participou ativamente das articulações para derrubar a a presidente Dilma Rousseff. O ex-presidente Temer o nomeou ministro das Cidades, após ó impeachment. Em seguida, passou a integrar o governo de João Doria, em São Paulo, apadrinhado pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de quem tornou-se amigo. No ano passado, candidatou-se a senador por Goiás, pela base aliada do governador Ronaldo Caiado. Junto com a família, que tem o megaempresário Marcelo Limírio como âncora, apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro. Agora, tenta se converter ao lulismo.

Resta saber se o PT vai engolir essa tentativa de aproximação.