COMENTÁRIO

Ex-ministro Ernesto Araújo critica postura de Bolsonaro em relação a Rússia

O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse (em vídeo de seu canal do Youtube)…

Ex-ministro Ernesto Araújo critica postura de Bolsonaro em relação a Rússia
Ex-ministro Ernesto Araújo critica postura de Bolsonaro em relação a Rússia (Foto: Marcos Corrêa - PR)

O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse (em vídeo de seu canal do Youtube) que a suposta “neutralidade” de Bolsonaro em relação a guerra entre Ucrânia e Rússia mostra uma preferência pelo país de Vladimir Putin. “Me parece que a posição correta do Brasil, compatível com nossos valores morais e interesses materiais, seria um apoio à Ucrânia, junto com as grandes democracias ocidentais”, declarou na gravação.

E completou: “Mas entendo que o presidente delibere por uma neutralidade. Mas os atos sinalizam uma preferência pela Rússia. Vários elementos nos levam essa convicção. A própria visita a Rússia em momento de tensão. O presidente visitou apenas a Rússia, não a Ucrânia. E na Rússia sinalizou solidariedade, no momento que o país preparava uma ação militar contra a Ucrânia.”

Para ele, essa postura vai contra um discurso de neutralidade. “A neutralidade consistiria em externar preocupações com os dois lados. (…) Mas não limpar ou tentar limpar a barra da Rússia”, abordou. Por fim, ele diz que Bolsonaro reproduz a propaganda russa. “Está produzindo e validando desinformação russa.”

Confira na íntegra:

Guerra

Vale citar que as tensões entre Rússia e Ucrânia ocorrem há meses, desde que ucranianos manifestaram interesse em entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A Otan é um pacto foi assinado em 1949 com objetivo de impedir o avanço da influência da então União Soviética sobre os países da Europa Ocidental.

Em 24 de fevereiro, o líder russo Vladimir Putin permitiu uma operação militar no leste da Ucrânia, com bombardeios, próximo às regiões separatistas de Luhansk e Donetsk. Inclusive, o presidente da Rússia reconheceu a independência dessas cidades, anteriormente.

LEIA MAIS:

Faeg teme impacto da guerra na importação de fertilizantes para Goiás