EM TRAMITAÇÃO

Ex-secretária de Economia de Caiado assina manifesto favorável à reforma tributária

O documento assinado por 60 economistas afirma que é “consenso que a reforma do sistema tributário brasileiro é necessária e urgente”

Cristiane Schmidt deixa secretaria de Economia de Goiás após mais de quatro anos
Secretária de Economia, Schmidt é cotada para ministério de Lula (Foto: divulgação/Governo de Goiás)

A ex-secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, assinou manifesto em apoio à reforma tributária. A posição da ex-auxiliar do governo estadual destoa do posicionamento de enfrentamento adotado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) ao texto que tramita na Câmara dos Deputados nos últimos dias.

O documento intitulado “Crescimento econômico e Justiça Social: um manifesto pela Reforma Tributária” é assinado por 60 economistas e empresários favoráveis à reforma tributária. Além de Cristiane Schmidt assinaram Affonso Celso Pastore, Andrea Calabi, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Maílson da Nóbrega e Samuel Pessoa.

A ex-secretária de Goiás diz que, apesar do posicionamento, respeita Caiado e “as opiniões distintas”. “Democracia é assim mesmo”, salienta.

Argumentos

O documento assinado pelos economistas afirma que é “consenso que a reforma do sistema tributário brasileiro é necessária e urgente”. “Agora, temos a melhor janela para aprovação das últimas décadas – com alinhamento político entre o Congresso, governo federal, maioria dos Estados e municípios e do setor privado. Esta é a nossa oportunidade de deixar um legado de prosperidade, transparência e mais justiça em nosso País.”

Caiado, por outro lado, faz campana em Brasília, ao lado da bancada goiana e empresários mobilizados, para tentar adiar a aprovação do texto da reforma tributária. O governador diz que a unificação de impostos federais afetaria quase 80% da arrecadação de estados e municípios.