COTAS

Federação PT, PV e PCdoB se reúne na 2ª para apresentar pré-candidatos do Legislativo

A federação que inclui PT, PV e PCdoB se reúne nesta segunda-feira (17) para apresentar…

Federação PT, PV e PCdoB se reúne na 2ª para apresentar pré-candidatos do Legislativo
Federação PT, PV e PCdoB se reúne na 2ª para apresentar pré-candidatos do Legislativo (Foto: Denise Xavier - Alego)

A federação que inclui PT, PV e PCdoB se reúne nesta segunda-feira (17) para apresentar as chapas de deputados estaduais e federais. Enquanto isso, o encontro estadual do Partido dos Trabalhadores segue sem data definida.

Mas em relação a reunião de segunda-feira, os partidos mostrarão os inscritos para as discussões iniciais sobre quem irá para a disputa, já que cada sigla tem a sua cota. O PT, por exemplo, terá 31 nomes na chapa da federação para estadual. PCdoB, 6; e PV, 5.

Em relação a deputado federal, o Partido dos Trabalhadores comporá a chapa da federação com 14 nomes. As outras legendas com dois cada.

O PT, vale citar, ultrapassou a cota e terá de cortar nomes. Segundo a presidente estadual, Kátia Maria, são 72 pré-candidatos ao legislativo inscritos na Executiva Estadual em Goiás.

São 53 interessados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e outros 19 na Câmara Federal. Os nomes foram acolhidos pela direção partidária na última segunda-feira (13).

“Nossa meta é qualificar a chapa ainda mais e avançar na organização de um time forte para vencer as eleições em Goiás com Lula presidente, governo do Estado e uma bancada expressiva no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa”, pontua Kátia, que é pré-candidata à Alego.

Definição para o governo

No âmbito da disputa ao governo estadual, embora tenha pré-candidato, o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado (PT), o PT ainda está em fase de suspensão, já que adiou seu encontro estadual anteriormente previsto para 11 de junho.

Ao Mais Goiás, Kátia diz que a reunião segue sem data. Como as convenções serão em agosto, ela afirma que ainda há tempo. Sobre previsões, a presidente não revela. Segundo ela, isso dependerá do PT Nacional.