TRABALHO

Feira Hippie: projeto que amplia autorização de funcionamento avança na Câmara

O projeto de lei, de autoria do vereador Sargento Novandir (Avante) autoriza, na prática, o funcionamento da feira durante a sexta-feira

Feira Hippie
Feira Hippie (Foto: Prefeitura de Goiânia - Divulgação)

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei que permite a realização da Feira Hippie por três dias seguidos durante a semana. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta-feira (27) e segue para duas votações no plenário.

O projeto de lei, de autoria do vereador Sargento Novandir (Avante), autoriza, na prática, o funcionamento da feira durante a sexta-feira. Já que a lei atual só permite que feirantes trabalhem no local aos sábados e domingos. O funcionamento na sexta-feira é, atualmente, amparado por um decreto da prefeitura, valido até o final do ano.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos), durante a inauguração da requalificação da Praça do Trabalhador, na última terça-feira (26), garantiu aos feirantes que iria mandar um projeto de lei para a Câmara justamente para que ocorra essa liberação. O que foi comemorado pelos feirantes, pois trata-se de uma demanda antiga dos trabalhadores.

O texto que corre na Câmara, neste sentido, é uma antecipação. No entanto, recebeu parecer contrário da procuradoria da casa por vício de competência, ou seja, esse tipo de mudança seria uma atribuição do poder Executivo.

O Mais Goiás já mostrou que a Associação dos Feirantes da Feira Hippie considera essencial o funcionamento às sextas-feiras. O presidente da entidade Valdivino avalia que, sem a permissão para trabalho nas sextas, a Feira Hippie “desaparece do mapa”.