ESTRANHAMENTO

Força Aérea Brasileira investiga militares filiados ao PT

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu investigação contra militares que são filiados a partidos políticos,…

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior (Foto: Foto: Divulgação - FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu investigação contra militares que são filiados a partidos políticos, especialmente ao PT (Partido dos Trabalhadores). As informações são da colunista Bela Megale, do Jornal O Globo.

A jornalista teve acesso a casos de três militares que passaram a ser alvos de Processo de Apuração e Transgressão Disciplinar nas últimas semanas por terem filiações ativas junto ao Partido dos Trabalhadores.

Força Aérea Brasileira usa trecho da constituição para investigar militares filiados ao PT

Como justificativa para os atos, a FAB vem usando o artigo 142 da Constituição Federal, que proíbe a filiação de militares da ativa em partidos políticos.

Entretanto, dois pontos chamam atenção: somente militares filiados ao PT estão sendo investigados e outra é o timing da investigação, já que algumas dessas filiações estão ativas há mais de 15 anos. Ou seja, muito antes desses militares ingressarem na Força.

Os casos estão sendo tratado com o máximo de sigilo dentro da Forças Armadas. Por meio de nota, o Ministério da Defesa não explicou se as investigações abrangem filiados a outros partidos e se o procedimento está sendo adotado no Exército e Marinha.

A assessoria da FAB disse que “o levantamento no âmbito da Força Aérea Brasileira é realizado para todo efetivo e independe de partido político específico, com fito de orientar acerca do assunto, em cumprimento às disposições legais supracitadas”.