COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Gigantes chinesas planejam investir em Goiás após visita do governador

Seis grandes corporativas sinalizaram intenção de se instalar no estado nos próximos anos, após acordos e parcerias que vão resultar em empregos, renda e inovação

Saldo positivo, com seis gigantes corporativas chinesas planejando investir significativamente em Goiás nos próximos anos. Este foi balanço feito pelo governador Ronaldo Caiado ao encerrar nesta terça-feira (14) a missão de 14 dias que liderou por seis cidades chinesas, incluindo Pequim. A comitiva goiana realizou 16 reuniões e fechou acordos que impulsionarão empregos, renda e inovação em Goiás.

“Tivemos um avanço histórico. Fechamos acordos que vão promover o desenvolvimento e garantimos parcerias pela pesquisa e a inovação em Goiás”, ressaltou Caiado antes de voltar ao Brasil. O governador expressou entusiasmo quanto ao avanço tecnológico e potencial liderança produtiva de Goiás.

Destaque para a assinatura de um acordo com a Chint Power para instalação de operações de energia renovável em Itumbiara, além de progressos nas negociações com CMOC, do ramo de mineração, e Weichai Group, top na produção de motores elétricos. Ambas devem investir em municípios goianos. A comitiva também visitou a BYD, responsável pelo ônibus elétrico considerado para substituir veículos no Eixo Anhanguera. Com a Huawei, foi assinado um memorando para desenvolver soluções em tecnologia para o serviço público e possível implementação de wi-fi 6 na rede estadual de ensino.

A chinesa Railway Limited (CREC), uma das maiores empresas de engenharia do mundo, confirmou uma missão a Goiás em 2024 para explorar oportunidades no mercado local, visando colaboração na construção de ferrovias e exploração de minérios. No âmbito social, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, apresentou iniciativas como Mães de Goiás, Aluguel Social e Programa de Aquisição de Alimentos a representantes de países que integram os BRICS, em simpósio em Xangai.

Um acordo inédito entre o Governo de Goiás e a Universidade Tsinghua, de Pequim, promete cooperação futura em pesquisas científicas sobre mudanças climáticas e tecnologias inovadoras em energia, envolvendo a Universidade Estadual de Goiás (UEG).