COMBATE AO RACISMO

Goiana Ieda Leal assume Secretaria da Igualdade Racial na gestão Lula

A ativista diz que vai atuar no combate ao racismo de dentro para fora da máquina governamental

Ieda Leal é integrante do Movimento Negro Unificado Negro há 44 anos. Foto: redes sociais
Ieda Leal é integrante do Movimento Negro Unificado Negro há 44 anos. Foto: redes sociais

A goiana Ieda Leal assumiu, na quarta-feira (11), a Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, pasta ligada ao Ministério da Igualdade Racial. Ativista integrante do Movimento Negro Unificado (MNU) há 44 anos, a agora secretária diz que vai atuar no combate ao racismo de dentro para fora da máquina governamental.

Ieda integrou a equipe de transição do Governo Lula na setorial chamada de Igualdade Racial, entre novembro e dezembro. Coordenadora de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), é a ativista é natural de Pires do Rio e professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

Ao Mais Goiás, Leal afirmou que os mais de 40 anos dedicados ao combate ao racismo em Goiás e Goiânia, por meio de sindicatos e do MNU, agora serão utilizados na construção de um Brasil antirracista.

“Hoje experimento a possibilidade de contribuir com o Brasil. Temos que mostrar que o racismo é situação que precisa ser enfrentada. Nosso objetivo na Secretaria é fazer com que haja compreensão desse crime contra a humanidade, além de ajudar estados, as cidades e a nação com reconhecimento e pertencimento racial”, disse à reportagem.

De acordo com ela, a pasta seguirá o tom dado pela ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, acerca do trabalho coletivo. “Fizemos um documento na equipe de transição. Haverá um estudo e preservação desse documento. O projeto principal é fazer com que os ministérios e demais órgãos criem programas de combate ao racismo de dentro para fora da máquina governamental, a nível nacional, estadual e municipal”, ressaltou.