RELAÇÕES ENTRE PODERES

“Goiânia tinha prefeito demais”, diz Jovair Arantes sobre desgastes entre vereadores e Paço

O atraso na execução das emendas parlamentares é uma das principais críticas dos parlamentares goianienses à gestão do prefeito Rogério Cruz

Reunião de vereadores com Jovair Arantes (Foto: Câmara Municipal - Divulgação)

Em reunião com 32 dos 35 vereadores, o secretário municipal de Governo de Goiânia, Jovair Arantes, disse que haverá busca para que as emendas impositivas sejam executadas da maneira mais rápida possível. No encontro, realizado nesta quarta-feira (8) para apaziguar ânimos entre Câmara e o Paço, o ex-deputado ainda falou que “Goiânia tinha prefeitos demais”, no sentido de que a administração de Rogério Cruz (Republicanos) precisa de aliados – e não de concorrentes – para avançar.

A missão de Jovair é desfazer o clima de desgaste que ocorre entre os poderes desde o atraso na execução das emendas parlamentares. Esta é uma das principais críticas de parlamenteares à gestão de Cruz.

Nesse sentido, o secretário de governo anunciou a criação de uma cartilha para facilitar e dar rapidez à liberação das mencionadas verbas.

“Goiânia tinha prefeito demais. Ele [Rogério Cruz] é o único prefeito da cidade. Não podemos ter “várias prefeituras”, prefeitinhos, administrando a cidade. Temos que ter uma equipe aberta aos problemas da cidade e receber os vereadores como pessoas que podem somar e não atrapalhar”, disse.

“[O pagamento das] emendas impositivas são obrigação do prefeito. Esses recursos são destinados pelos vereadores nas suas áreas de atuação. Precisa haver rapidez na execução desses projetos. Para isso, a Controladoria criou uma cartilha para que os vereadores e equipe possam acelerar o processo para que essas emendas podem chegar mais rápido aos eleitores”, continuou.

Além disso, Jovair Arantes destacou que haverá, na prefeitura, dias reservados para receber demandas do Legislativo.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), avaliou positivamente o encontro. “Não esperamos nem desejamos que todos pensem igual à Prefeitura. Precisamos é que haja alinhamento das ideias, pelo bem do município e da população”, salientou.

Já o presidente da casa, Romário Policarpo (Patriota), ficou no telefone durante a reunião. Há uma guerra fria entre o Paço e o chefe do Legislativo, que se intensificou após nova ação contra a terceira eleição dele para a Câmara. O partido Democracia Cristã moveu uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), o que é atribuído a uma movimentação do Executivo, já que a sigla faz parte da base de prefeito.