BrC

Governador do DF assume presidência de consórcio composto por Goiás e outros estados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assumiu o cargo de presidente do Consórcio…

Governador do DF assume presidência de consórcio composto por Goiás e outros estados
Governador do DF assume presidência de consórcio composto por Goiás e outros estados (Foto: Reprodução / Twitter)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assumiu o cargo de presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). O anúncio foi feito pelo emedebista, nesta manhã de terça (2), pelo Twitter.

Este consórcio, criado em 2015, reúne o DF e os estados Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Ibanais fica à frente do BrC por um ano. Ele substitui o governador do MT, Mauro Mendes.

“Um Consórcio de grande importância que faz compras compartilhadas com redução de preço. Só na compra de medicamentos, em 2020, houve redução de 30% no custo. É um consórcio que vem para desenvolver toda a região Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste de forma unificada”, escreveu.

Ibaneis e Caiado

Vale lembrar, Ibaneis e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), se estranharam na última semana. O governador do DF, em 23 de fevereiro, ameaçou fechar a divisa com Goiás caso não fossem criados leitos de UTI para o tratamento de Covid na região do entorno. Ele disse que a situação estava crítica e que o gestor de Goiás precisa cuidar da população.

“O Governo de Goiás está negligenciando seus pacientes. Sem leitos e hospitais, transfere a obrigação de cuidar de sua população a nós, do DF. Não me furto a essa missão, mas está chegando a um ponto em que a gente precisa chamar a atenção do governador”, disse Ibaneis.

Em resposta à fala de Ibaneis, Caiado publicou uma nota no mesmo dia, classificando a declaração como “estapafúrdia” e que ela causou “nojo e repúdio”. “Diante de um momento tão delicado vivido por todos nós, onde a maioria dos governadores se dão as mãos para ajudar os que mais necessitam, causa repúdio e nojo ler uma declaração estapafúrdia do governador do DF, Ibaneis Rocha, de que vai fechar as fronteiras do DF com Goiás”.