DECRETO

Governo reorganiza hospitais estaduais, que deixam de atender só urgências

Por meio de decreto, o governo de Goiás reorganizou os hospitais do Estado, que deixam de…

Governo de Goiás muda nome de hospitais do Estado, entre eles o Huapa (Foto: Divulgação)
Governo de Goiás muda nome de hospitais do Estado, entre eles o Huapa (Foto: Divulgação)

Por meio de decreto, o governo de Goiás reorganizou os hospitais do Estado, que deixam de atender apenas urgências. O texto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (11) e também prevê alteração de identidade visual.

“Fica instituído o ‘Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás’, integrado por todas as unidades e serviços assistenciais da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde, que adotará padrão visual e nomenclatura únicos, com o objetivo de propiciar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a adequada identificação do ente federativo responsável pelo equipamento público de saúde, permitindo, assim, maior transparência e controle social dos serviços ofertados”, diz primeiro artigo do texto.

Entre as alterações, está a exclusão do termo “de urgências” em algumas unidades e ampliação dos serviços, como Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) – que perdeu a expressão -, assim como Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (Heapa), Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e Hospital Estadual de Santa Helena Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso).

Seguem sem alteração no nome as unidades de Goiânia: Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Segundo o secretário de Saúde Ismael Alexandrino, a necessidade de reorganização não se limita somente à mudança de nome, pois várias unidades foram estadualizadas e inauguradas pelo governador Ronaldo Caiado, sendo acrescentados como hospitais do Estado. “Algumas estavam fora do organograma, e o decreto veio organizar essa rede, reforçando que são unidades estaduais”, complementa Alexandrino.

“Com a publicação da portaria que retoma as cirurgias eletivas, as unidades estaduais já podem iniciar os procedimentos desde já. Elas precisam se imbuir”, pontua Ismael. Ele destaca ainda que com os locais assumindo a postura de hospitais estaduais e que não atendem somente urgência, a população consegue identificar melhor o perfil de atendimento oferecido.

Decreto de alteração dos hospitais é retroativo

Por fim, o texto informa que “a Secretaria de Estado da Saúde editará o ‘Manual de Padronização Visual do Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás’, que deverá ser seguido e implantado pelos gestores públicos e/ou parceiros privados de todos os equipamentos públicos de saúde pertencentes ao Estado de Goiás”. Apesar de publicado nesta quarta, com data de terça (10), a medida retroage até 13 de março deste ano.