TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Governo lança Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado (DEM) e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinaram,…

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e governador Ronaldo Caiado (Foto: Cristiano Borges e Júnior Guimarães / Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinaram, na quinta-feira (15), o Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), em Anápolis. Projetada para ser o maior complexo tecnológico e de inovação deste modal na América Latina, a estrutura deve receber investimentos superiores a R$ 60 bilhões em 10 anos.

O complexo será implantado e mantido com recursos de concessionárias do setor, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A estrutura ficará no Centro de Convenções de Anápolis, local estratégico sob ponto de vista logístico por estar às margens da BR-060, próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e da ferrovia Norte-Sul.

O CETF deve começar a operar ainda neste ano. A criação é fruto da articulação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), junto ao Ministério da Infraestrutura. No local serão desenvolvidos testes acelerados e padronização de tecnologia ferroviária, além de treinamentos e de pesquisas científicas.

A expectativa é de que sejam criadas, em território goiano, soluções para a eficiência do transporte sobre trilhos de todo o país. Com isso, Caiado avalia que haverá geração de empregos, formação qualificada e atração de investimentos.

Operação

Com a assinatura, o Governo de Goiás cede o espaço dentro do Centro de Convenções de Anápolis para a instalação do CETF, enquanto o Ministério da Infraestrutura ficará responsável pela gestão. A estrutura poderá atender todas as concessionárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) contribuem para a formação e capacitação técnica e científica dos operadores do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, que ocuparão as vagas abertas com a inauguração. As instituições de ensino também terão espaço para conduzir pesquisas sobre o setor ferroviário.

A localização geográfica de Goiás atrai outros segmentos. Durante o evento, o general Floriano Peixoto anunciou que a instalação da Agência Empresarial dos Correios, no Daia, deve ser inaugurada em setembro. A nova unidade tem o objetivo de dar suporte às empresas situadas no polo logístico. O Estado, disse, é “ponto de passagem obrigatória de um corredor de negócios estratégico do país”.

Ele ainda anunciou novos investimentos da empresa no Estado: galpões para ajudar na logística de transporte, Centro Internacional dos Correios, além dos que já existem no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, após a conclusão do aeroporto de carga do município e trazer o centro de transporte da estatal para Anápolis, já que o de Brasília está saturado.