Gustavo Mendanha começa a articular volta ao MDB
Gustavo deixou o MDB após discordar do apoio de Daniel a Caiado e com a aliança com o União Brasil
Sem interesse e força política para trilhar o caminho da oposição em Goiás, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha tenta voltar ao MDB.
Na semana passada, Mendanha se encontrou com um secretário do governo de Ronaldo Caiado bem próximo do vice-governador Daniel Vilela (MDB), e abriu o diálogo sobre o retorno ao partido.
Gustavo deixou o MDB após discordar do apoio de Daniel a Caiado e com a aliança com o União Brasil, o que resultou na chegada do emedebista à vice.
Segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, ele avalia que para voltar ao cenário político, o MDB proporcionaria capilaridade e uma “base” já consolidada para a disputa eleitoral de 2026.
Com a relação estremecida e sem se falarem desde o ingresso de Daniel na base caiadista, Gustavo e o vice-governador ainda não conversaram, mas a avaliação política de aliados é que é só questão de tempo para que o emedebista abone a ficha de filiação do antigo companheiro.
Vantajoso
Para Daniel, a volta de Gustavo ao MDB acaba com a chance do ex-prefeito ser o seu adversário na disputa ao governo de Goiás em 2026. Mesmo sem mandato, Gustavo conquistou um eleitorado consistente na disputa contra Caiado no ano passado.
Opções
Aliados de Gustavo defendem que além de ser um apoio a Daniel, ele pode ampliar a força do partido como candidato a deputado federal ou até mesmo ao Senado, que terá duas vagas em 2026.
Foto Prefeitura de Aparecida
Bandeira branca
Quem também busca aproximação com o governo do estado é o presidente da Fieg, Sandro Mabel. O empresário e ex-deputado fez oposição a Ronaldo Caiado nos últimos quatro anos e apoiou a candidatura de Gustavo Mendanha ao Palácio das Esmeraldas. Agora, quer passar uma borracha no passado e ter convivência pacífica e harmônica com a gestão estadual, numa nova versão de Mabel paz e amor.
Nova roupagem
Prefeito Vilmar Mariano (Patriota) retoma neste mês os mutirões da Prefeitura de Aparecida. Com novo layout e proposta, o programa “Prefeitura em Ação”, agora chama “Mutirão de Aparecida” e contará com a participação do governo de Goiás. Vilmar vai convidar o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), o governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e a filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende, para participar do mutirão nos dias 24 e 25 de março, na Região do Setor Santa Luzia, que faz limite com Goiânia.
Nova fase
E quem convive de perto com o governador Ronaldo Caiado revela que ele está mais conciliador neste segundo mandato. Tem pregado a união, a paz e o diálogo para fortalecer o estado. É o Caiado ponto 2.
Olho em 2024
Áudio do Major Victor Hugo, ex-deputado federal e candidato derrotado ao governo de Goiás pelo PL, circula nas redes de WhatsApp em Anápolis. Na mensagem, ele agradeço o apoio na cidade e fala de demandas da população. Tudo indica que ele pode estar arrumando a cama para ser candidato a prefeito da chamada Manchester goiana. O bolsonarismo é forte na cidade. Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República com 153.507 votos, o equivalente a 70,59% do total. Vitor Hugo foi o segundo colocado na corrida pelo Palácio das Esmeraldas com 23,22% (46.529 votos).
No vazio
A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) fez solenidade para comemorar 87 anos na última segunda-feira, mas não conseguiu atrair autoridades. Nem o governador Ronaldo Caiado nem o secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Filho, compareceram.
Articulação
Lideranças políticas de Goianésia se mobilizam para criação do diretório municipal do partido Novo no município. As articulações estão por conta do produtor rural Henrique Vilela e do advogado Petrônio Álvares. Um encontro para mobilizar e dar mais musculatura ao projeto está marcado para o dia 23 de março, em um restaurante da cidade.
Aposta de Jovair
Secretário de governo e principal articulador político da prefeitura de Goiânia, Jovair Arantes trabalha por e confia em uma reaproximação entre o presidente da Câmara, Romário Policarpo, e o prefeito Rogério Cruz, que seria apenas questão de tempo. O secretário e o presidente da Câmara conversam diariamente.
Cartada no Centro
O prefeito Rogério Cruz encomendou um ambicioso projeto de revitalização do Centro de Goiânia. A ideia é incentivar a reocupação por empresas e moradores por intermédio da isenção e redução de impostos e taxas. Também criar ruas só para pedestres, recuperar prédios públicos e incentivar a revitalização de edificações históricas no estilo art-deco. O Bosque dos Buritis também deve ser alvo de uma grande intervenção.
Ponte com Lula
Secretário Nacional para Assuntos Legislativos, o ex-deputado Elias Vaz tem servido de intermediário em muitos dos interesses de Goiás junto ao governo federal. O governador Ronaldo Caiado tem dito que o ex-deputado tem uma função vital para o Estado na resolução de questões relacionadas à segurança.
O ministro Flávio Dino (Justiça) tem Elias em alta conta e passado ao ex-deputado cada vez missões mais importantes.
Tô fora
Após pressão do Palácio do Planalto, dois deputados federais de Goiás retiraram as assinaturas do requerimento para criação da CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro: José Nelto (PP) e Célio Silveira (MDB).
Defesa de Janaína
Em artigo publicado no site Poder360, o ex-senador e advogado Demóstenes Torres aborda o movimento de estudantes da USP contra a volta às salas de aula da professora e ex-deputada federal Janaína Paschoal. Ela foi uma das principais defensoras o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Se afastou da docência para exercer o mandato parlamentar. “O Centro Acadêmico, que reúne militantes de esquerda do curso de direito, lançou nota com acusações injustas a Janaína”, escreve Demóstenes Torres. Vale a pena ler