Legislativo

Íris não deve enviar projetos polêmicos à Câmara em 2020

Em 2020, a Câmara Municipal deverá receber menos projetos de lei (PLs) polêmicos por parte…

Grupo de vereadores quer indicar vice de Iris Rezende
Grupo de vereadores quer indicar vice de Iris Rezende

Em 2020, a Câmara Municipal deverá receber menos projetos de lei (PLs) polêmicos por parte do prefeito de Goiânia, Íris Rezende (MDB). Internamente, o propósito é de consolidar as ações da gestão. A expectativa da Secretaria Legislativa da Prefeitura de Goiânia é que possa ser um ano mais tranquilo do os anteriores.

Nos primeiros anos da gestão havia grande dificuldade política na Câmara. Iris demorou mais de um ano para escolher um líder, além disso, no processo legislativo, foram muitos vetos do prefeito derrubados na Casa. As críticas aos secretários eram sempre feitas em tom duro e constante e a secretária de Saúde, Fátima Mrué foi dos alvos principais. A situação passou a melhorar após a aprovação da Reforma Previdenciária, no segundo semestre de 2018.

Em entrevista ao Mais Goiás, o secretário Legislativo, Reginaldo Melo, explicou que os últimos projetos de maior envergadura a passarem no Legislativo são a Lei Orçamentária (LOA), de 2021, e o projeto de atualização do Plano Diretor, que está apto para ser analisado em primeira votação no Plenário da Câmara.

Reginaldo Melo disse que não há perspectivas para envio de novos projetos polêmicos durante o ano eleitoral. Ele explicou que esta questão tem sido tratada com o prefeito Iris Rezende. O secretário Legislativo avalia que a liberação das emendas impositivas e a realização de obras em diferentes pontos na cidade vão refletir na base na Câmara.

“Eu acredito que sim. Mas serão poucos os projetos polêmicos. Somente a LOA 2021 e o Plano Diretor que está em andamento. A base está coesa e acredito que não haverá dificuldade em relação a essas matérias. Serão projetos discutidos com profundidade com a sociedade e audiências públicas deverão ser realizadas. Creio que não devemos ter problemas”, declarou o secretário Legislativo.