REDES SOCIAIS

Justiça manda Kajuru remover publicações que ligam Marconi a crimes na Saneago

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) Adenir Texeira Peres Júnior decidiu liminarmente, em ação…

Justiça manda Kajuru remover publicações que ligam Marconi a crimes na Saneago
Justiça manda Kajuru remover publicações que ligam Marconi a crimes na Saneago (Foto: Reprodução)

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) Adenir Texeira Peres Júnior decidiu liminarmente, em ação de direito de resposta do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que o senador Jorge Kajuru (Podemos) remova publicações das redes sociais que associem o tucano a crimes na Saneago.

“No dia 14/09/2022, o representado efetuou postagem nas redes sociais, (…) com a seguinte mensagem: Marconi e esse crime na Saneago. A mídia tem 2 minutos e 7 segundos. Faz referência à notícia do Jornal Nacional, datada de 2016, com uma introdução nos seguintes termos, ‘Goiás é do bem e não quer mais ser motivo de escândalo no Jornal Nacional, se lembram dos 200 milhões da Saneago desviados para campanha de Marconi Perillo? Manda pro ar’ passando a veicular uma notícia veiculada no Jornal Nacional. E finaliza com pedido de voto para Delegado Waldir para senador”, narra trecho da decisão.

Segundo o magistrado, a publicação possui duas irregularidades. A primeira por “fato inverídico da introdução”, pois a notícia faz menção de “duas obras contratadas no valor mencionado de 180 milhões, sendo ainda veiculado que segundo a investigação pelo menos 4,5 milhões supostamente teriam sido desviados pelo grupo”. A notícia, aponta o juiz, não menciona valor de R$ 200 milhões desviados para a campanha como afirma o representado.

Em relação a segunda irregularidade, o juiz cita que ocorre associação indevida de conduta criminosa por parte de Kajuru a Marconi, “o que viola a honra do candidato”. Desta forma, o magistrado determinou a imediata remoção das publicações e advertiu o senador Kajuru que, em caso de descumprimento, deverá pagar multa de R$ 5 mil para cada nova publicação do tipo.

Confira a decisão AQUI.

Levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás indica o deputado federal delegado Waldir Soares (União Brasil) com 18,57%, e Wilder Morais (PL) com 16,67%, em segundo. Empatado tecnicamente aparece Marconi Perillo, com 16,48%.

De acordo com o levantamento divulgado no último sábado (10), o quarto lugar fica com o ex-ministro e ex-deputado federal Alexandre Baldy (PP), com 11,71%. Completam o “time” de corredores pelo Senado: o deputado federal João Campos (Republicanos), com 6,1%; o empresário Leonardo Rizzo (Novo), com 2,86%; a ex-deputada estadual Denise Carvalho (PCdoB), 2,57%; o ex-deputado federal Vilmar Rocha, com 2,57%; e Manu Jacob (PSOL), com 1,14%.