EXEMPLO

Lula defende comportamento civilizado entre adversários e cita Caiado como exemplo

"Tudo bem, o Caiado continua acreditando no que ele acredita, e eu no que eu acredito. O que nós precisamos é nos encontrar de forma civilizada"

Lula lembra 89 e cita Caiado para defender civilidade em evento do PAC
Lula lembra 89 e cita Caiado para defender civilidade em evento do PAC (Foto: Reprodução - TV Bandeirantes)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) durante evento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o petista defendeu uma oposição “civilizada” e um retorno à tolerância.

“A gente quer voltar a ser um País que tem uma relação civilizada entre as pessoas. Ninguém em sua sã consciência precisa gostar de mim. Eu e o Caiado temos oposição desde 1989, quando ele foi candidato [à presidência] pela primeira vez. Aliás, desde a constituinte de 1988, quando representava o agronegócio, que naquele tempo não se chamava agronegócio”, começou Lula em discurso transmitido pelos canais oficiais do governo.

Ele continuou: “Tudo bem, o Caiado continua acreditando no que ele acredita, e eu no que eu acredito. O que nós precisamos é nos encontrar de forma civilizada: ‘Tudo bem, Caiado?’ ‘Tudo bem, Lula, tudo bem?’ ‘Vamos tomar uma cerveja?’ Isso é civilidade.”

Depois da fala, Lula agradeceu aos governadores que marcaram presença no lançamento do novo PAC. O evento teve a presença de 20 governadores, incluindo Ronaldo Caiado.

Entre os projetos considerados prioritários estão o Bus Rapid Transport (BRT) no Entorno do Distrito Federal, entre Luziânia e Santa Maria, no DF, além de equipamentos para o Complexo Oncológico de Referência (Cora), a ser construído em Goiânia. Além disso, há previsão para investimentos em policlínicas, presídios e infraestrutura para o Vão do Paranã.

O Novo PAC prevê investimentos públicos federais de R$ 371 bilhões para os próximos quatro anos em áreas como transportes, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e água para todos.

A primeira etapa do PAC será composta por empreendimentos propostos pelos ministérios e por governadores. Uma segunda etapa terá início em setembro, com uma seleção pública para estados e municípios.