Eleições 2016

Major Araújo substitui Iris em debate e é vaiado ao defender o “bolsa-arma”

Durante debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)…

Durante debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) na noite desta terça-feira (20), o candidato a vice-prefeito na chapa de Iris Rezende (PMDB), o deputado estadual Major Araújo (PRP), substitui o peemedebista e acabou sendo vaiado pela plateia de estudantes e professores presentes no local. A manifestação ocorreu quando o militar defendeu seu polêmico projeto conhecido como “bolsa-arma”, que tem como objetivo dar dinheiro para o cidadão comprar uma arma de fogo.

“Nosso projeto apresentado na Assembleia visou nada mais nada menos que fazer uma provocação ao governo do Estado. Esperava que um professor universitário pudesse compreender as provocações que nós fazemos, que entendesse isso”, disse o candidato ao representante do PSOL na disputa pela prefeitura, Flávio Sofiati, que compareceu ao debate ao lado de Adriana Accorsi (PT), e Vanderlan Cardoso (PSB).

Ele ainda tentou justificar que a intenção não era aprovar o projeto na íntegra, mas apenas “fazer com que o tema da segurança fosse debatido”, mas a plateia não aliviou e caiu na risada.

Depois, uma estudante perguntou sobre a importância do candidato a vice em uma eleição. “A importância do vice é suceder o prefeito. Perdão, substituir o prefeito na sua ausência”, disse Araújo arrancando mais risadas da plateia. “No caso do Temer e da Dilma”, tentou explicar, mas foi interrompido por gritos dos estudantes. Ele ainda tentou mudar de assunto e foi segurado pelo candidato Vanderlan Cardoso, para que ele se acalmasse.

Ao final, Major Araújo ainda disse que o peemedebista dá muito espaço para os vices em seus mandatos, vide a participação do atual prefeito, Paulo Garcia (PT). “Eu sei que o Iris dá sempre muito espaço para o vice. O Paulo Garcia participou bastante da administração de Iris”.