Bastidores do Poder

Marconi oferece a Lissauer vice ou vaga ao Senado

Interlocutores do ex-governador e pré-candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB) e do presidente da Assembleia…

Marconi oferece a Lissauer vice ou vaga ao Senado
Foto: Divulgação

Interlocutores do ex-governador e pré-candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSD), afirmam que ambos têm conversado corriqueiramente e que Marconi ofereceu a Lissauer a possibilidade de escolher qual das vagas na chapa quer ocupar: vice-governadoria ou Senado. Ocorre que, oficialmente, o tucano ainda não definiu se vai mesmo se candidatar ao governo. Esse é um desejo externado por seus aliados, mas ele tem repetido que só anunciará a definição após a escolha entre os correligionários do PSDB, a ser anunciada após evento agendado para o próximo sábado (16). Lissauer, por sua vez, tem enviado sinais trocados ao governo: ora dizendo que seu projeto prioritário é disputar o Senado na chapa liderada pelo governador Ronaldo Caiado, hora sinalizando que, se não for o escolhido – diante do fato de o governador sinalizar que não vai impor candidato, podendo optar por diversas candidaturas independentes ligadas à base -, pode se aliar à oposição.

Opção

Outra opção de Lissauer seria ser vice de Mendanha, já que a vaga do Senado na chapa do ex-prefeito de Aparecida já foi ocupada pelo deputado federal João Campos (Republicanos).

Espalha

Já rondaram o governo, sonhando com a vaga ao Senado, Luiz do Carmo (PSC), João Campos (Republicanos), Wilder Morais (hoje, no PL) e Alexandre Baldy (PP). Destes, só Baldy segue alinhado, dizendo não se importar de ser candidato independente, mas alinhado ao governo. Os demais, ou já mudaram ou avaliam buscar outros caminhos.

A favor

O deputado federal Delegado Waldir (UB) é hoje o mais cotado para assumir a vaga na chapa governista. Segundo um palaciano, ele não é o candidato “dos sonhos”, mas tem densidade eleitoral.

Mas…

Para não desagradar ninguém, o governador Ronaldo Caiado pode optar por não escolher nenhum e ficar com as candidaturas avulsas ao Senado.