Interior

Marconi Perillo promete melhorias na saúde pública em 12 municípios da Região Oeste

Prefeitos dos 12 municípios goianos do Consórcio Oeste II da Saúde, acompanhados pelo presidente da…

Prefeitos dos 12 municípios goianos do Consórcio Oeste II da Saúde, acompanhados pelo presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende, estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (23), com o governador Marconi Perillo no Palácio das Esmeraldas. Em pauta, a proposta de parceria do Governo do Estado com os municípios visando o fortalecimento da saúde pública na região. Entre as reivindicações estão as conclusões do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São Luis de Montes Belos e do Hospital Municipal de São Luis, além da doação de uma ambulância e de um micro-ônibus para o transporte dos pacientes que necessitam de hemodiálise.

Marconi garantiu aos prefeitos que vai concluir o Hospital Municipal de São Luís e o AME. “Eu já disse que vamos terminar o AME, que é um hospital de especialidades, para atender toda a região. Me pediram também uma ambulância e vou atender”. O governador ressaltou ainda que a iniciativa é “boa porque une os prefeitos, compartilha as ações, as despesas e também o atendimento”. Sobre o apoio do governo aos pedidos, ele disse que esse é um trabalho constante: “Nosso governo sempre foi municipalista e trabalhou de perto com os prefeitos, por meio do diálogo. A AGM tem sido um braço forte junto aos prefeitos e na interlocução conosco”.

Presente à reunião, o presidente do Consórcio Oeste II e prefeito de São João da Paraúna, João Cre-Cré (PSD), ressaltou que “o resultado foi altamente positivo porque o Marconi Perillo é um estadista e, todas as vezes que nos reunimos, ele se sensibiliza com a causa”. O consórcio visa resolver os gargalos da saúde de forma compartilhada com os municípios da Região Oeste do Estado. “Nossas cidades são heterogêneas, por isso, quando 12 municípios se juntam para fortalecer a saúde o benefício para população é enorme”, frisou João Cre-Cré.

Paulo Sérgio de Resende lembrou que “Goiás tem um governador municipalista, que atende os anseios dos prefeitos. Ele vai liberar micro-ônibus para transportar os pacientes de hemodiálise. Graças a Deus, as coisas andam no Estado de Goiás porque Marconi tem demonstrado o quanto é municipalista e o quanto ele gosta do povo goiano”.

Ambulatórios (AMEs) – Os AMEs são centros de diagnóstico de média e alta complexidade e orientação terapêutica que reúnem 20 especialidades médicas, para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. Todas as unidades terão centro cirúrgico e serviço de investigação e diagnóstico de câncer. Além disso, haverá atendimento de enfermagem, serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e fonoaudiologia.