ELEIÇÕES

Moro se filia ao Podemos em novembro, mas adia decisão sobre candidatura a presidente

O martelo batido: o ex-juiz Sérgio Moro decidiu que vai se filiar Podemos e autorizou…

Moro pode renunciar e deixar o País, diz colunista
Moro pode renunciar e deixar o País, diz colunista (Foto: Alan Santos - PR)

O martelo batido: o ex-juiz Sérgio Moro decidiu que vai se filiar Podemos e autorizou o partido a organizar a sua festa de filiação, marcada para o dia 10 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Falta saber se ele será candidato a presidente da República ou ao Senado. A informação é do jornal O Globo.

A decisão sobre se filiar ao Podemos foi tomada na última vez em que o comandante da operação Lava-Jato esteve no Brasil para conversar sobre o seu futuro político, em setembro. Até o dia da festa, o ex-juiz já terá se desligado da empresa em que trabalha hoje, a Alvarez & Marsal. Mas ainda há eventos públicos nos quais Moro vai representar o grupo.

No Podemos, há políticos que trabalham para convencer o ex-juiz a fazer com que o evento do dia 10 de novembro marque também o lançamento da sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Mas ele ainda não está certo de que essa é a melhor opção.

Podemos em Goiás

Em Goiás, o Podemos é presidido pelo deputado federal José Nelto e vive um momento de divergência interna. Nelto apoiará a candidatura do governador Ronaldo Caiado (DEM) à reeleição. Com ele está a maior parte da legenda. Mas há um grupo (minoritário) que trabalha para que o Podemos abrigue o projeto do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, de concorrer ao governo.

Na eleição de 2020, o partido elegeu 14 prefeitos.