JUSTIÇA

MP pede extinção de mandato do prefeito de Adelândia

Órgão também pede o afastamento do vereador Rodrigo Teixeira do cargo de presidente da Câmara Municipal

MP pede extinção de mandato do prefeito de Adelândia
MP pede extinção de mandato do prefeito de Adelândia (Foto: Reprodução - Redes Sociais)

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu que o mandato do prefeito de Adelândia, Edson de Paula, mais conhecido como Edinho (União Brasil), fosse extinto. O órgão também pede pela nomeação do vice, além do afastamento do vereador Rodrigo Teixeira (União Brasil) do cargo de presidente da Câmara Municipal.

Segundo o MP, o prefeito foi condenado por sonegação fiscal em sentença transitada em julgado no ano passado – o valor seria de quase R$ 100 mil em ICMS. Assim, o órgão afirma que o gestor não poderia ocupar o cargo. Em relação ao parlamentar, o afastamento da presidência é pedido, pois ele se omitiu, apesar de ser avisado, em duas ocasiões, pelo Ministério Público.

O pedido é do promotor Augusto Henrique Moreno Alves. Ainda sobre o presidente da Câmara, o MP disse que, mesmo com a prova de condenação transitada em julgado contra o prefeito, ele se negou a declarar a extinção do mandato, “mesmo após ter sido requisitado administrativamente (…) por duas vezes”.

Vale citar, a Justiça negou a liminar pedida pelo MP em 25 de novembro. A juíza Fabiana Federico Soares Dorta Pinheiro, entretanto, pediu que o prefeito e o parlamentar contestassem a ação.

Ao Mais Goiás, o prefeito Edinho afirmou que não estava ciente do processo, mas que consultaria o advogado. O portal também entrou em contato com Rodrigo.

Ele disse que todo o trabalho na Câmara observou o devido processo legal. Segundo ele, logo que recebeu notificação do MP também foi informado pela assessoria do prefeito que esta já tinha entrado com Mandado de Segurança. Ainda segundo ele, a sentença ficou em análise na Câmara.

“Foi instalado o processo de cassação do mandato, observando o regimento interno da Câmara e da lei orgânica do município e as leis vigentes do País, após defesa ténica do prefeito, foi submetido em votação ao plenário, que votaram pela não cassação do mandato. Seguimos a lei e clamor da população. Adelândia que depositou o seu voto no prefeito Edinho.”