ELEIÇÕES | ANÁPOLIS

No PSDB, João Gomes quer herdar eleitores de Gomide em Anápolis

O ex-prefeito de Anápolis e pré-candidato João Gomes (PSDB) espera herdar os eleitores do também…

No PSDB, João Gomes quer herdar eleitores de Gomide em Anápolis
No PSDB, João Gomes quer herdar eleitores de Gomide em Anápolis

O ex-prefeito de Anápolis e pré-candidato João Gomes (PSDB) espera herdar os eleitores do também ex-gestor Antônio Gomide (PT), que não entrará mais na disputa por problemas de saúde. Segundo o ex-petista e hoje tucano, com a saída de Gomide do páreo tudo ficou embolado e seu espólio se espalhou.

“A grande maioria do eleitorado de Gomide está acima de partido”, diz ele ao ser questionado da possível transferência para a pré-candidata do PT, professora Geli Sanches. “Essa transferência quase não tem. Pelo que o Gomide representou pode vir pra mim, que fui vice dele e depois prefeito”, acredita.

Segundo o pré-candidato, o objetivo dele é formar uma frente ampla na cidade. Ele relata que tem conversado com Podemos, DC e Republicanos, além de outros. “Com estes três as conversas estão forte e só depende o arremate na esfera estadual.”

Ele explica que, se tudo ocorrer como o esperado, o nome dele e dos pré-candidatos destas três siglas serão colocados na mesa e, dali, sairá o titular da chapa majoritária e o vice. “Articulação aquecida”, reforça.

Sobre a chapa de vereadores, ele garante que está completa. A meta, ele avalia, é o PSDB ter, pelo menos, dois nomes eleitos na Câmara, que conta com 23 cadeiras. “Como vai pulverizar, por não ter coligação proporcional… Mas teremos mais dentro do grupo.”

Otimista

João aposta na experiência para se sobressair na disputa deste ano. Segundo ele, Roberto Naves (PP), atual gestor e pré-candidato natural a reeleição, tem sido mal avaliado, especialmente por causa do momento de crise pandêmica do novo coronavírus. “Mas ainda tem prefeitura e estrutura, o que dá um fôlego”, não subestima o adversário.

Ainda assim, ele está otimista. Gomes acredita que a população buscará quem ofereça capacidade de gestão, uma vez que os dois primeiros anos do mandato serão difíceis. “Desemprego, arrecadação baixa, economia por aquecer. Será preciso um prefeito que possa se reinventar, com credibilidade e que possa buscar recursos federais para alavancar a cidade e trazer empresas. Tudo isso será discutido durante a campanha.”

Além de João, Geli e Roberto, são pré-candidatos: Valeriano Abreu (PSL), Jorge Bezerra (DC), José de Lima (Patriota), Humberto Evangelista (PSD), Edson Tavares (PRTB), Márcio Correia (MDB), Brigadeiro Bragança (Republicanos).