Ocupação de UTIs abaixo de 80% motivou flexibilizar atividades, diz prefeito
Rogério Cruz afirma que decreto trata saúde e economia com segurança
O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) comentou, nesta quarta-feira (28), sobre o decreto publicado na terça (27). Segundo ele, a flexibilização foi possível uma vez que a cidade manteve média por dez dias abaixo dos 80% de ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19.
“Estamos quase chegando a 70% [de ocupação]. Estamos 71% hoje”, disse em coletiva.
Ainda de acordo com o prefeito, essa situação deu condição da prefeitura agir tratando da saúde com segurança, mas também da economia. “Temos que olhar para todos os lados”, reforçou. “Para a saúde, com qualidade; para o lado da economia, com as empresas, comércios abertos, mas trabalhando com responsabilidade.”
Decreto
O novo decreto da prefeitura, entre outras coisas, amplia o horário de funcionamento bares, restaurantes e academias. Além disso, permite eventos corporativos e o uso de espaços comuns de condomínios horizontais e verticais, conforme regras das notas técnicas.
Segundo o texto, comércios e feiras estão autorizados durante a semana, seguindo protocolos sanitários. Já os bares e restaurantes podem funcionar de 11h às 1h, com lotação máxima de 50% da capacidade de pessoas sentadas. Música ao vivo também está autorizada, desde que no máximo com quatro pessoas. As academias por sua vez, podem abrir de 5h às 22h.