COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Oposição aponta consistência no plano de requalificação do Centro de Goiânia

Vereador Lucas Kitão (UB) diz que é preciso encarar o Centraliza como uma injeção de ânimo na cidade, e a tucana Aava Santiago destaca a importância histórica do projeto, que pensa o Centro de maneira macro

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Goiânia aprova o projeto de lei do Programa Centraliza (foto Gustavo Mendes)

O projeto de lei que estabelece uma legislação específica para acelerar a requalificação do Centro de Goiânia – Programa Centraliza, de iniciativa do prefeito Rogério, avança na Câmara de Vereadores, com a aprovação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira (30).

A proposta, que foi discutida com representantes do Fórum Empresarial, comerciantes e moradores do Centro, ganha o reconhecimento não apenas da base de apoio do prefeito Rogério, mas também de vereadores da oposição.

Durante a discussão da matéria, na CCJ, o vereador Lucas Kitão (União Brasil) disse ver robustez na concessão de incentivos fiscais, prevista no projeto elaborado pela Prefeitura, mas que, no momento, não há como avaliar o impacto do benefício, porque não se sabe o número de empresas que poderão ser atraídas a investir no Centro. “Um ponto que eu tenho que reconhecer, e dou esse mérito à gestão municipal, porque participei de inúmeras discussões para formular esse projeto”, pontuou, acrescentando que consegue enxergar a boa intenção da Prefeitura em querer salvar o Centro.

Para Kitão, a concessão de benefícios fiscais é a ferramenta para a resolução da maioria dos problemas existentes na área central da cidade. “É com esse incentivo que vamos conseguir tirar o IPTU Verde do papel, que inclui compostagem, teto verde, energias renováveis e adequação de calçadas”, relacionou. “A gente tem que encarar o Centraliza como uma injeção de ânimo na cidade, e para isso, ele tem que tramitar rápido, é um projeto que será entregue à cidade”.

A vereadora tucana Aava Santiago, que preside o PSDB em Goiânia, destacou, em sua fala, a importância histórica de um projeto que pense a o Centro, de maneira macro, como moradora local, frequentadora de becos e vielas. Ela reivindica a realocação dos ambulantes que ocupam a Avenida Anhanguera, entre as avenidas Araguaia e Tocantins.

A vereadora Kátia Maria (PT), moradora do centro, também vê com bons olhos o esforço da administração para requalificar o centro da cidade e promove ações na região, com apoio da Prefeitura, por meio do projeto Viva o Centro. “Nós não vamos ser contra aquilo que vier beneficiar o Centro. Mesmo nós sendo oposição, nosso debate dentro do Centraliza vai ser para criar a melhor proposta de valorização do Centro de Goiânia”, afirmou Kátia Maria (PT). 

Dignidade aos ambulantes

Relatora da matéria, a vereadora Sabrina Garcêz explicou que os ambulantes serão acolhidos com mais dignidade, sem o perigo de a fiscalização apreender os produtos expostos em bancas para venda.

Ao discutir a matéria, o vereador Ronilson Reis (Solidariedade) lembrou que a proposta consta do plano de governo do prefeito. “Há de se enaltecer que o prefeito Rogério teve coragem de enfrentar o debate sobre a qualificação do Centro da cidade, porque já tivemos gestões anteriores no Paço Municipal e ninguém teve a audácia de colocar o assunto em discussão”, afirma. 

Para ele, o prefeito, com muita habilidade, colocou esse projeto como prioridade. “Por isso, tenho certeza de que a Câmara dará a sua contribuição, com discussões e ideias, porque se trata de um projeto muito aguardado pela população, que será um marco da gestão Rogério”.

Ao discutir a matéria, o vereador Welton Lemos (Solidariedade) enalteceu o trabalho da Câmara, mas fez questão de destacar a disposição e comprometimento do prefeito Rogério em abrir a discussão de requalificar de vez o Centro. “É uma discussão antiga, mas não houve nenhuma discussão até então. O Centro se tornou um local abandonado, sem perspectiva de revitalização”, afirmou.

Já para o vereador Léo José (Solidariedade), o plano de requalificação é um salto muito importante, “para que a gente consiga levar o desenvolvimento para o Centro, por isso quero parabenizar todos os atores por essa discussão saudável e positiva para Goiânia”.