Twitter

Para procurador goiano, coronavírus é “leve resfriado” perto do “comunavírus”

O procurador-chefe da Procuradoria da República em Goiás, Ailton Benedito, usou suas redes sociais, na…

Aras substitui Ailton Benedito no Conselho Nacional de Direitos Humanos
Ailton Benedito (Foto: reprodução/internet)

O procurador-chefe da Procuradoria da República em Goiás, Ailton Benedito, usou suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (12), para minimizar a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. Além disso, ele aproveitou para atacar o que ele chamou de #comunavírus (em referência ao comunismo).

“Comparado à pandemia devastadora do #comunavírus, que empesteia a humanidade, causando devastação, miséria, mortes, extinção em massa, o #coronavírus é apenas um leve resfriado.”

O procurador, vale destacar, é conhecido por fazer valer suas posições conservadoras nas redes sociais. Em seu perfil do Twitter, ele descreve: “Yahveh é meu pastor, nada me falta. Brasil. Ordem. Justiça. Liberdade. Conservadorismo. Procurador da República.” Na rede desde julho de 2011, o membro do Ministério Público Federal (MPF) tem cerca de 136 mil seguidores.

Análise

Apesar de minimizar, esta não foi a única postagem sobre o tema. Após aquela publicação, ele fez uma análise sobre a recuperação da China. “Exatamente quando a OMS declara pandemia do coronavírus vírus originário na China, o mundo entra em crise econômica. Então, aquele país informa que já superou o pico de contágio. Está pronto para se recuperar antes de todos os outros e se tornar mais poderoso geopoliticamente.”

E a análise continua: “Há algum tempo, ‘especialistas’ em China previam que o país mudaria seu foco de crescimento econômico de exportador para atendimento da própria população. O achatamento geral dos preços mundiais de commodities demandas pelos chineses causado por pandemias gera negócios da China.”

Já em outra postagem, mais recente, há aproximadamente uma hora, ele criticou a atuação da imprensa. “Casos de #coronavírus no Brasil começam a se multiplicar, passadas duas semanas do carnaval, quando ninguém no jornalismo de retroescavadeira se preocupou com aglomerações humanas.”

Pandemia

No último dia 11, após a doença atingir mais de 110 países, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou a situação do novo coronavírus como uma pandemia mundial.  Mais de 118 mil pessoas contraíram o Covid-19 pelo mundo, sendo mais de 4.300 mortes registradas – a maioria na China e Itália.

Até o momento, foram 60 casos confirmados no Brasil. Em Goiás, não há casos confirmados. Às 16h desta quinta-feira (12), o governador Ronaldo Caiado realiza uma coletiva de imprensa no Hospital do Servidor, no Parque Acalanto, para anunciar uma série de ações de conscientização ao combate do coronavírus no Estado.

Destaca-se que, na quarta-feira (11), governador convocou uma reunião emergencial com os presidentes da Assembleia Legislativa (Alego), Lissauer Vieira, e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Walter Carlos Lemes. Participaram, também, os secretários de Saúde e Educação, Ismael Alexandrino e Fátima Gavioli. Não houve divulgação oficial do que foi discutido.