Eleições 2016

Pesquisa Serpes/O Popular: Diferença entre Iris e Vanderlan reduz para 10,5%

Caiu a vantagem de Iris Rezende (PMDB) para Vanderlan Cardoso (PSB). Segundo pesquisa Serpes, divulgada…

Caiu a vantagem de Iris Rezende (PMDB) para Vanderlan Cardoso (PSB). Segundo pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular neste domingo (18), Iris não conseguiu crescer e Vanderlan novamente subiu acima da margem de erro que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo os números, o peemedebista lidera a corrida eleitoral com 37,6% das intenções de voto, o mesmo porcentual que na rodada passada. Já o pessebista teve crescimento de seis pontos porcentuais e aparece em segundo, com 27,1%. A diferença entre os dois, que era 16,5 pontos, agora é de 10,5.

O deputado federal Delegado Waldir (PR) experimentou mais uma queda em seu desempenho. Desta vez, ele teve retração de 3,6 pontos porcentuais, apresentando um índice de 8,5%. Desde a primeira rodada, publicada no dia 14 de agosto, o candidato já caiu 12,1 pontos porcentuais na disputa.

Adriana Accorsi (PT) e Francisco Júnior (PSD) mantiveram as posições, mas ainda não cresceram acima da margem de erro.

A petista subiu em comparação com o levantamento anterior realizado pelo instituto Serpes, 0,8 pontos percentuais. Ela é a quarta colocada e está empatada tecnicamente com Delegado Waldir, hoje terceiro.

Já o candidato do PSD se manteve com 2,5%, ocupando a quinta colocação. Ao longo do processo, Francisco Júnior conseguiu se distanciar um pouco dos últimos colocados que tem índices inferiores a 1%.

Os candidatos de esquerda, Flávio Sofiati (PSOL) e Djalma Araújo (Rede), se alternam nas duas últimas posições. Na rodada passada Djalma tinha 0,7% e era o penúltimo, hoje ele possui 0,2% das intenções de voto e é o “lanterna” na corrida eleitoral. Flávio Sofiati de 0,2% no dia 11 de setembro passou para 0,3%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, a diferença entre os dois primeiros colocados neste levantamento é quase a mesma da estimulada. Iris tem 33,9% e Vanderlan 23,3%, uma diferença de 10,6 pontos percentuais.

Os dois primeiros colocados cresceram na espontânea, em comparação com a pesquisa divulgada no dia 11. Iris tinha na ocasião a preferência de 28,1% dos eleitores. Vanderlan era lembrado por 15,1% dos consultados. O crescimento dos dois prefeitáveis foi acima da margem de erro. Iris subiu 5,8% e Vanderlan 8,2%.

Delegado Waldir também teve queda na espontânea. Na pesquisa do dia 4 de setembro, ele era lembrado por 10,3% dos eleitores, passou para 7,2% e agora está com 6,3%.

Adriana Accorsi foi lembrada por 5,5% dos entrevistados. Na rodada anterior era 4,2% e no início do mês de setembro tinha a preferência de 5,2% dos consultados.

Francisco Júnior passou de 1,7% para 2,3%. Flávio Sofiati hoje tem 0,3% e Djalma Araújo que tinha 0,3% desta vez não teve o nome citado pelos eleitores.

8% dos consultados disseram que pretendem anular o voto, antes eram 7,7%, um crescimento de 0,3 pontos percentuais em relação a rodada passada. Por outro lado, caiu o número de indecisos: de 35,8% passou para 20,3% uma queda de 15,5 %.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de setembro. Foram entrevistados 601 eleitores em Goiânia. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Número de registro da pesquisa GO-07584/2016, com data de registro de 12 de setembro de 2016. A pesquisa foi encomendada e divulgada por J. Câmara & Irmãos S.A./ “O Popular”. A responsabilidade técnica do levantamento é do Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.