Operação

PF faz busca em endereço de Bolsonaro e prende coronel Mauro Cid

Operação mira a inclusão de dados falsos sobre vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde

'Estão brincando com fogo', diz assessor de Bolsonaro sobre busca da PF na casa de ex-presidente Advogados vão a Brasília

A Polícia Federal prendeu hoje o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). A corporação cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente.

A prisão do coronel ocorreu durante operação da PF que mira a inclusão de dados falsos sobre vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

A corporação cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva.Também foram presos o PM Max Guilherme Machado de Moura e Sérgio Rocha Cordeiro, ex-assessores especiais de Bolsonaro.

Os agentes da PF também estão na casa de Bolsonaro, em Brasília, para cumprimento de mandados de busca e apreensão. Ele deve ser levado para prestar depoimento.

As inserções de dados falsos sobre as vacinas ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, segundo a PF. O período contempla a gestão de Marcelo Queiroga à frente do Ministério da Saúde.

Os dados dos certificados de vacinação foram adulterados para eles poderem entrar nos Estados Unidos, no fim do ano passado. Bolsonaro viajou ao país em dezembro passado, um dia antes da posse de Lula.