DE OLHO NA PEC

PGE cria grupo de trabalho para acompanhar reforma tributária

O grupo de trabalho visa produzir estudos, pareceres e, inclusive, produzir estratégias para que o governo goiano se municie contra possíveis

19 emendas individuais de senadores goianos foram acatadas por relator da reforma tributária
19 emendas individuais de senadores goianos foram acatadas por relator da reforma tributária (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) criou um grupo de trabalho para acompanhar o texto da reforma tributária, que tramita no Senado Federal. Como se sabe, o governador Ronaldo Caiado (UB) é um dos principais críticos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada na Câmara dos Deputados. Para ele, a versão atual da proposta tira autonomia dos estados e prejudica o desenvolvimento socioeconômico de Goiás.

O grupo de trabalho tem o objetivo de produzir estudos, pareceres e, inclusive, estratégias para que o governo goiano se municie contra possíveis pontos que estejam em desacordo com os interesses do setor produtivo goiano e dos interesses do estado. Neste sentido, o grupo de trabalho deve atuar com “mapeamento de questões jurídicas”.

Depois de adotar um tom mais ameno na presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o governador Ronaldo Caiado voltou a fazer críticas mais contundentes à reforma tributária. Na última segunda-feira (31), o goiano disse que o texto fere a autonomia dos estados e prejudica o desenvolvimento econômico de Goiás.

“O Senado neste momento é essencial. Ele só existe porque representa os entes federados. Agredir a cláusula pétrea da Constituição e quebrar a coluna vertebral daquilo que nós aprovamos na Constituição de 1988 é inadmissível”, criticou se referindo ao conselho federativo.