SUPREMO

Plenário do STF confirma decisão de Barrroso que suspendeu oitivas da CPI do MST

Ministro entendeu que o colegiado estaria ultrapassando as próprias premissas ao agendar as oitivas

Plenário do STF confirma decisão de Barrroso que suspendeu oitivas da CPI do MST
Plenário do STF confirma decisão de Barrroso que suspendeu oitivas da CPI do MST (Foto: MST)

O plenário do STF, em sessão virtual na terça-feira, confirmou a decisão do ministro Luís Roberto Barros que, no início da semana, suspendeu a tomada de depoimentos de servidores do Alagoas na CPI do MST. O ministro entendeu que o colegiado estaria ultrapassando as próprias premissas ao agendar as oitivas. Os pares da Corte concordaram com ele, de maneira unânime.

A inclusão do caso na pauta foi autorizada pela presidente do Supremo, Rosa Weber, a pedido de Barroso. O ministro buscou junto aos magistrados a confirmação do entendimento que havia aplicado ao tema, enquanto o presidente da CPI, Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), recorria da posição.

Zucco, aliás, cancelou todas as próximas reuniões da CPI, exceto a votação do relatório elaborado por Ricardo Salles (PL-SP). Ele também recorreu ao STF para restabelecer os depoimentos, o que, agora, não têm qualquer chance de acontecer.

A justificativa da comissão para convocar os servidores estava baseada em suspeitas de uso de recursos públicos para o financiamento do MST em Alagoas.