PROTESTO

PM de Goiás não deve aderir aos atos de 7 de setembro, diz secretário

Em Goiás, a Polícia Militar (PM-GO) não deve aderir às manifestações de 7 de setembro…

Policiais militares de goiás em fila - STJ arquivou salvo-conduto para PMs de Goiás. Militares tinham a intenção de evitar punições por adesão a manifestações no 7 de setembro
STJ arquiva salvo-conduto de PMs de Goiás para participação em manifestações no 7 de setembro (Foto: Reprodução)

Em Goiás, a Polícia Militar (PM-GO) não deve aderir às manifestações de 7 de setembro (Dia da Independência) em favor do governo federal. Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP), Rodney Miranda, não há indicativo de adesão.

Ele informa, contudo, que aqueles que não estão fardados não têm impedimento, desde que seja um manifesto ordeiro e pacífico. “Não há nenhum tipo de planejamento. Tocaremos nossa agenda como se fosse um dia qualquer”, revela o titular da pasta.

Da mesma forma, um oficial, que pediu para não ser informado, corroborou a fala do secretário. Segundo ele, apenas policiais que estiverem de folga e que quiserem participar poderão ir ao evento. Contudo, ele reforça que este é um ato sem ligação com a corporação.

“Não é de bom tom para a instituição fazer esse tipo de manifestação política, uma vez que é subordinada ao Executivo estadual”, justificou.

O Mais Goiás também procurou a assessoria de comunicação da Polícia Militar (PM) e tentou contato com o coronel Renato Brum, comandante da PM, por telefone. Não houve sucesso em nenhum dos dois casos.

Caso haja interesse ou retorno, a matéria poderá ser atualizada. O espaço segue aberto.

Manifestações de Policiais Militares nos atos de 7 de setembro

Vale lembrar, PMs do Brasil têm preparado para participar dos atos do próximo feriado, mas também para lutar contra o comunismo e retirar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi antecipada pelo Poder360 há alguns dias, após o site ter acesso a mensagens de WhatsAp de praças e oficiais da ativa e da reserva.

Segundo o portal, no grupo “Rota Eterna” os policiais combinaram de ir a manifestação, em São Paulo, com boinas da corporação. Apesar de falarem e “não pegar em armas”, eles pregam o posicionamento como “batalhão de vanguarda”. Para eles, Bolsonaro é um mártir de uma “guerra ideológica”.

“Participamos e resolvemos Canudos, após 3 tentativas infrutíferas do governo federal pediram ajuda ao nosso batalhão e quando fomos resolvemos o problema. Participamos de todos os movimentos e revoluções do País, mas agora a missão é outra. Não falo em pegar em armas, mas nos posicionar como Batalhão da vanguarda e no dia 7 de Setembro unirmos forças e mais uma vez, todos nós veteranos mostrarmos nossa força.”

No Rio de Janeiro, o plano dos PMs do grupo “PMS do Brasil Br” é marchar de Niterói até a praia de Copacabana. A expectativa é ter cinco ônibus lotados de agentes. “Sangue nos olhos e muito amor no coração pela nossa pátria! Deus, Pátria, Família e Liberdade!!! Que os bons se unam!”, diz uma mensagem.