FUNDO DE PARTICIPAÇÃO

Prefeito de Gameleira convoca gestores a pressionar congressistas por apoio financeiro

Wilson Tavares (PP), prefeito de Gameleira de Goiás convocou outros gestores goianos (todos os membros…

Prefeito de Gameleira convoca gestores a pressionar congressistas por apoio financeiro
Prefeito de Gameleira convoca gestores a pressionar congressistas por apoio financeiro (Foto: Reprodução / Instagram)

Wilson Tavares (PP), prefeito de Gameleira de Goiás convocou outros gestores goianos (todos os membros da Associação Goiana de Municípios e Federação Goiana de Municípios) para fazer coro junto aos senadores e deputados federais de Goiás de cada região, a fim de garantir apoio financeiro por meio da reposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A medida é necessária, segundo o gestor, pelo agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Destaca-se que, às 16h15 desta quinta (11), dados do governo de Goiás indicavam ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 em 95,75%. O Estado, que tinha 274 leitos em 14 de fevereiro, hoje conta com 447.

Em Gameleira de Goiás, ao todo, 229 pessoas testaram positivo para a Covid-19, desde o começo da pandemia, segundo dados da prefeitura, na quarta (11). Ao todo, foram 3 óbitos na cidade de 3.880 habitantes, e cerca de 111 km da capital.

FPM

Ainda sobre o FPM, trata-se de um repasse de verbas feito pela União com base – entre outras coisas – na proporção de habitantes dos municípios. Segundo Wilson, deve haver queda nesse fundo nos próximos meses, por isso as federações e associações representativas dos municípios devem se mobilizar para reduzir esse impacto.

“Ontem [quarta (10)], em conversa com o senador Luís do Carmo, propus essa questão a qual foi gentilmente aceita. Deixei registrado por ofício. Vamos juntos lutar por essa causa. Qualquer queda neste momento inviabiliza nossas administrações”, declarou.

Ofício

Nesta quinta-feira (11), a prefeitura de Gameleira prorrogou por ofício, até o dia 15, o decreto de medidas restritivas vigente na cidade, com algumas alterações. Segundo o texto, é vedado o funcionamento de distribuidoras, bares e similares, exceto na modalidade delivery e entregas direto ao consumidor.

Também disponíveis para venda direto aos clientes estão as lojas de vestuário, papelarias, loja de móveis, de eletrodomésticos, chaveiros e auto peças, podendo vender de forma online. Já os salões de beleza, cabeleireiros, barbearias e similares podem funcionar por agendamento, de portas fechadas, com um cliente por vez.

Atividades religiosas estão permitidas com 50% da capacidade, no máximo dois dias por semana, sem pessoas do grupo de risco. Veja na íntegra AQUI.