Prestação de contas

Prefeito de Goiânia presta contas na Câmara Municipal

Durante a prestação de contas quadrimestral feita pelo Paço Municipal na Câmara de Vereadores, o…

Prefeito de Goiânia presta contas na Câmara Municipal
Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás

Durante a prestação de contas quadrimestral feita pelo Paço Municipal na Câmara de Vereadores, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), destacou redução de 6,75% nas despesas de custeio e de manutenção. Para Rogério, isso permitiu que uma série de obras e benefícios para a população fossem entregues no período. A prestação quadrimestral de contas é um expediente previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Graças à nossa gestão responsável, tivemos redução real de 6,75% nas despesas totais de custeio e manutenção do município. Ainda assim, não houve comprometimento da prestação de serviços à população, nem prejuízos aos servidores municipais”, disse o prefeito.

Ainda de acordo com Rogério, o acerto nas contas públicas permitiu à prefeitura avançar em obras importantes, como os quatro viadutos recém-inaugurados, ampliar programas sociais voltados à parcela da população em situação de vulnerabilidade social, a exemplo do Renda Família + Mulher, e implementar melhorias no transporte público da Região Metropolitana, como o Bilhete Único e o Passe Livre do Trabalhador.

Código tributário

Outro ponto abordado durante a prestação de contas foi o ajuste feito no Código Tributário do município. Para o prefeito, as alterações foram importantes para impulsionar a economia da capital no pós-pandemia.

“Com incentivos fiscais estratégicos, criamos condições para a geração de emprego e renda, impulsionando de forma positiva o setor de serviços, como o de eventos, por exemplo, que teve redução do ISS, de 5% para 2%, e que têm retornado com força e movimentado o segmento turístico da cidade”.

O prefeito citou ainda outros pontos de sua gestão no período, como geração de 16 mil postos de trabalho, o investimento de 17% dos recursos em saúde, a aplicação de R$ 41 milhões no programa Renda Família + Mulher, a isenção do IPTU para 45 mil imóveis e o reajuste para os servidores públicos.