Prefeito de Goiânia sanciona lei que considera futebol de várzea Patrimônio Histórico e Imaterial
Matéria passou na Câmara municipal no começo de fevereiro
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), sancionou a lei que cria o programa de preservação e revitalização dos campos de futebol de várzea e considera a modalidade Patrimônio Histórico e Imaterial do Município. A denominação, vale citar, trata de futebol amador.
Vale lembrar, a Câmara de Goiânia aprovou no começo de fevereiro. O texto é de autoria do vereador Joãozinho Guimarães (SDD). De acordo com o parlamentar, estes espaços “geram convivência da comunidade, de forma sadia e regular, porque encontram no futebol de várzea lazer necessário”.
Ainda segundo ele, “a prática de esportes incentiva socialização e revela atletas, evitando que jovens fiquem com tempo ocioso”. Da mesma forma, para Rogério, a qualificação dos campos de futebol nos parques de Goiânia é uma forma de incentivar o esporte amador.
Vale citar, a matéria sancionada também prevê a possibilidade de desapropriação de áreas para fins de utilidade pública e também desafetação da mesma. Para isso, será concedida a devida compensação à população.