Digitalização

Prefeitura de Goiânia irá digitalizar 9 milhões de documentos da Secretaria de Finanças

A prefeitura de Goiânia anunciou a digitalização de 9 milhões de documentos arquivados na Secretaria…

Prefeitura de Goiânia irá digitalizar 9 milhões de documentos da Secretaria de Finanças
Foto: Divulgação - Sefin

A prefeitura de Goiânia anunciou a digitalização de 9 milhões de documentos arquivados na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O objetivo, segundo o Paço Municipal, é promover economicidade, assegurar transparência e segurança das informações.

Atualmente, todos os processos da Sefin, entre autos de infração, atualizações de cadastro, Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI), e mesmo dossiês de servidores encontram-se em suporte físico. Ao todo, são, aproximadamente, 9 milhões de documentos, o que demanda espaço para armazenamento, além de servidores destinados à gestão desses arquivos.

O trabalho já começou e, entre os meses de novembro do ano passado e fevereiro deste ano, mais de 1,5 milhão de documentos já foram digitalizados e a meta é concluir o trabalho até novembro. A prefeitura afirmou ainda que esse processo pretende aprimorar transparência da gestão, garantir segurança e acesso mais fácil às informações, tanto pelos servidores quanto pelos contribuintes.

Atualmente, existem documentos datados de 1989 e muitos deles não são de armazenamento obrigatório ou permanente. Depois que todos forem digitalizados, eles serão classificados e analisados quanto a possibilidade de descarte.

“Digitalização é tendência da administração pública, e proporciona mais transparência, além de segurança das informações”, disse o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Ele afirmou ainda que esse processo permitirá que as pessoas tenham fácil acesso aos processos.

“Logo, se o cidadão vem à prefeitura e solicita acesso a um processo, link será enviado imediatamente ao e-mail dele, permitindo o acesso aos documentos, de forma digital”, disse Rogério.

De acordo com o diretor administrativo da Sefin, Cleyton Menezes, a ideia é adotar essa tendência para toda a administração municipal. “[A digitalização] dá maior segurança às informações, reduz o uso de papel e suprimentos de impressão, além dos riscos aos quais os processos físicos são sujeitos, no que toca à possibilidade de serem danificados”.