COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Prefeitura de Goiânia propõe PPP inédita para Cidade Inteligente

A Prefeitura de Goiânia pretende expandir a atuação de empresas privadas em projetos que beneficiam…

A Prefeitura de Goiânia pretende expandir a atuação de empresas privadas em projetos que beneficiam a população goianiense. Além do programa Adote uma Praça, que já revitalizou três praças na capital, e o programa Adote uma Viela, anunciado dentro do Centraliza, pacote de medidas para revitalização da região central, em que vielas poderão receber investimentos de iniciativas privadas, o projeto “Cidade Inteligente” também está no radar das Parcerias Público-Privadas. Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura anunciou que finalizou a elaboração de estudo de viabilidade econômica, técnica, jurídica e ambiental para a concessão administrativa dos serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações, georreferenciamento e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal, com investimentos de R$415 milhões. 

O Paço avalia que, somente na responsabilidade do poder público, o projeto pode não sair do papel, por causa das burocracias impostas pela legislação. Mas destaca que investimentos em tecnologias são fundamentais para que as cidades se tornem competitivas, com serviços de internet de qualidade gratuitas em ambientes públicos, iluminação pública eficiente, o que garante maior sensação de segurança, e a geração de energia fotovoltaica, indispensável para governos que buscam gerir o serviço público com sustentabilidade. 

O projeto Cidade Inteligente tem recebido destaque nos últimos meses na gestão municipal, que vê na iniciativa uma oportunidade para dar uma cara de modernidade para Goiânia, a 10ª maior em população no Brasil, segundo o censo do IBGE 2022. Em outubro, o prefeito Rogério Cruz compareceu ao Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, onde foi reconhecido como “Prefeito Inovador 2023” pelas ações desenvolvidas, como implementação do SEI, digitalização de serviços, renovação da infraestrutura de informática, inovações no transporte coletivo, projeto de videomonitoramento, dentre outros.