COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Prefeitura intensifica Força-tarefa de Ações Emergenciais neste período chuvoso

Objetivo é dar respostas rápidas e ágeis em caso de danos e situações de perigo provocadas por tempestades na capital

A quantidade de chuvas, juntamente com o grande volume de água concentrado em um pequeno intervalo de tempo, tem criado situações mais graves do que o normal neste início de ano. A causa desta anomalia metereológica é explicada pelo fenômeno El Niño, que elevou as temperaturas a um recorde histórico no ano passado e, agora, causa excesso de tempestades em várias regiões do País. Em Goiânia, as primeiras chuvas do ano foram extremamente intensas, algumas delas ultrapassando os 100 mm, aproximadamente 40% do esperado para todo o mês de janeiro.

Para atender as emergências da maneira mais eficaz possível, evitando que tragédias ocorram, a Prefeitura de Goiânia intensificou a Força-tarefa de Ações Emergenciais. Do grupo, fazem parte diversos órgãos do Executivo municipal, como a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), dentre outros. A Força-tarefa já existe de maneira permanente, mas, agora, com o aumento do período chuvoso, há uma intensificação do trabalho. Os membros do grupo estão virtualmente em contato 24h por dia, discutindo os problemas e tomando ações de maneira célere.

A Defesa Civil age na prevenção, mitigação e preparação em casos de emergências. É o órgão que faz as primeiras ações em favor à proteção à vida em catástrofes naturais. A Sedhs atua na proteção social das famílias atingidas nos alagamentos, seja com doações de alimentos e suprimentos de maneira emergencial, como orientações para buscas de benefícios sociais. A Seinfra e a Comurg atuam na parte estrutural, com a limpeza e reparos de ruas, pontes, córregos, calçadas danificados após o temporal.

Por @joaoboscobittencourt/Mais Goiás