Goiás

Assembleia derruba veto do governo a projeto que reestrutura Ministério Público

Mais cedo, procurador Aylton Vechi disse a deputados que Ministério Público tem orçamento suficiente para lidar com aumento de 0,3% nas despesas do órgão

MP-GO promete penalizar criminalmente quem não cumprir normas contra Covid-19
(Foto: divulgação/MP)

A Assembleia Legislativa de Goiás derrubou o veto da Governadoria a um projeto do Ministério Público de Goiás (MP-GO) que trata da reestruturação do órgão. A decisão foi 29 a 2 pelo não (que garantiu a rejeição do veto).

A matéria, conforme já informado pelo Mais Goiás – que conversou mais cedo com o Procurador-Geral de Justiça, Aylton Vechi, acompanha a restruturação do poder Judiciário (que criou mais de 50 novas Varas) e pretende implementar mais dez promotorias pelo Estado. “ O MP em Goiás deixa de atender quase um milhão de cidadãos por força das carências que nós temos. E esse projeto consegue resgatar um pouco dessas carências”, explicou. “Nosso maior objetivo é colocar promotores de justiça para servir à sociedade.”

O acréscimo de despesa no órgão, segundo Vechi, seria de cerca de 0,3%. Para ele, é perfeitamente possível suprir essa carência. “Tem orçamento”, ele garante.

Durante orientação de bancada, o líder do governo, Bruno Peixoto (MDB), pediu que os colegas votassem “não” e derrubassem o veto. Segundo ele, já havia conversado com o governador e ficou entendo a necessidade de destinar esse recurso ao MP-GO, além de permitir a reestruturação interna.

Mais cedo, o procurador-geral de Justiça foi à Assembleia para defender o projeto.

Matéria atualizada às 16h25.