Defesa do consumidor

Projeto de lei proíbe corte do fornecimento de energia sem notificação prévia, em Goiás

Um projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) proíbe o corte de fornecimento…

Projeto de lei proíbe corte do fornecimento de energia sem notificação prévia
Projeto de lei proíbe corte do fornecimento de energia sem notificação prévia

Um projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) proíbe o corte de fornecimento de energia elétrica sem a devida notificação prévia ao consumidor. Além disso, segundo o primeiro artigo da proposta, o aviso deve ser enviado com, no mínimo, 15 dias de antecedência, por documento escrito. A proposta ainda deve ser votada.

Também conforme o texto, “caso o consumidor não pague a tarifa motivadora da suspensão, mas quitar as próximas faturas e não for notificado do débito anterior em até 90 dias, o corte não poderá mais ser efetuado, restando apenas a cobrança da tarifa”.

“Infelizmente, as denúncias em todo o Estado são de cortes sem a devida notificação”, relatou o deputado Cairo Salim (Pros), autor da proposta e também relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel. Segundo ele, o texto é válido, pois trata de legislação do código de defesa do consumidor. “Matéria que fere a defesa do consumidor, o deputado estadual tem o dever de legislar.”

Em caso de descumprimento, o projeto prevê ressarcimento ao consumidor do valor integral da tarifa em atraso e multa diária se não houver abatimento.