CÃES E GATOS

Projeto prevê “banco de ração” para pets de Goiás

Um projeto que prevê instituir o Banco de Ração Pet e Utensílios para Animais Pets…

Queda de renda na pandemia reduz visitas de pet ao veterinário, mostra pesquisa
Queda de renda na pandemia reduz visitas de pet ao veterinário, mostra pesquisa (Foto: Pixabay)

Um projeto que prevê instituir o Banco de Ração Pet e Utensílios para Animais Pets em Goiás aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A matéria estipula a possibilidade de doações de ração e de objetos para o uso dos animais de estimação para distribuição em abrigos, instituições protetoras, protetores independentes e pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade alimentar.

De autoria do deputado estadual e líder do governo na Casa, Bruno Peixoto (União Brasil), o projeto informa que o banco estará sob responsabilidade do Estado, por meio dos órgãos competentes. Caberá a administração estruturar, dar apoio administrativo, técnico e operacional, além de definir os critérios de coleta, distribuição e fiscalização, e o credenciamento e acompanhamento de quem for receber as benesses.

“Tendo em vista o grande número de animais abandonados e famintos nas ruas, diante de tanta miséria e infortúnio, o presente Projeto de Lei visa facilitar e incentivar o amparo dado por abrigos e protetores”, justifica o parlamentar. Ainda segundo ele, em todas as cidades do Estado existem uma quantidade considerável de cães e gatos abandonados. E, muitas vezes, estes animais são adotados por entidades e famílias, “acarretando com este gesto de amor, gastos expressivos com alimentação e clínicas veterinárias”.

Assim, ele acredita que o projeto seria, também, “uma forma eficiente de coibir o descarte de alimentos de consumo animal, que não podem ser comercializados por estarem próximo do prazo de validade, mas que ainda possuem tempo hábil para o consumo”.

Na CCJ, o projeto terá relatoria do deputado Wilde Cambão (PSD). Caso passe na comissão, ele ainda dependerá de duas votações em plenário e sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil)

Ele pode ser conferido na íntegra AQUI.