Explicações

Questionamentos sobre o Goiânia Adiante devem pautar prestação de contas de Rogério Cruz na Câmara

Parlamentares também descartam nova crise com o republicano

Rogério Cruz lança pacote de obras de R$ 1,7 bilhão, maior da história de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Rogério Cruz (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Vereadores ouvidos pelo Mais Goiás nesta segunda-feira (03/07) descartam que exista uma nova crise entre Câmara Municipal e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), mas adotam tese de que o chefe do Executivo será submetido a questionamentos envolvendo o programa Goiânia Adiante durante a prestação de contas que o republicano fará na tarde desta terça-feira (04/07).

Na semana passada, durante a prestação de contas que o secretário de Finanças, Vinicius Alves, fez à Câmara dos Vereadores, parlamentar levantou dúvidas sobre a origem dos recursos que financiaria o programa. Anunciado com pompa bilionária, o Goiânia Adiante tocaria obras que ultrapassariam os R$ 1,7 bilhão. 

Na visão do vereador Henrique Alves (MDB), que está na base do prefeito Rogério Cruz, o republicano terá de dar explicações acerca do programa. Ele é da tese de que com dois anos e meio de gestão, as respostas sobre a administração devem ser colocadas à mesa. E passa por responder dúvidas sobre o Goiânia Adiante.

“É um clima de expectativa. Até porque nós estamos chegando aí aos dois anos e meio de gestão do prefeito e é interessante o Rogério ir à Câmara até para dar uma uma resposta aos vereadores, falar do indicativo de qual que é o planejamento da gestão, em razão de vários passos surgindo nos últimos dias, como a questão do próprio Goiânia Adiante. Até porque é da vontade de todos que o programa efetivamente se consolide”

Henrique Alves, vereador

Na visão de Alves, haverá outros questionamentos, como por exemplo: outras obras de infraestrutura e a conclusão do BRT Norte-Sul que já se arrasta há anos. Vale ressaltar, antes mesmo da gestão do republicano iniciar. Entretanto, Henrique acredita que Cruz irá responder a altura dos questionamentos. “Então, são situações que eu tenho certeza que os vereadores vão querer uma resposta do prefeito, claro, a expectativa é de uma resposta positiva por parte da gestão”, salientou.

“Dúvida geral”

Em uma postura independente beirando a oposição à atual gestão, o vereador Lucas Kitão (PSD) reforça que os questionamentos em torno do Goiânia Adiante estarão presentes na prestação de contas. 

“A entrega das obras, os recursos do Goiânia Adiante, o cronograma de entrega do que está travando a cidade. Acho que é a dúvida geral”

‘Clima bom’

O vereador Welton Lemos (Podemos) que também é vice-presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura irregularidades na Comurg – a qual caminha para o fim – destaca que o clima é ‘bom’ para receber o Republicano na Câmara. 

“Porque, hoje, se você pegar o trabalho do prefeito Rogério Cruz, você vai ver vários vereadores acompanhando ele em vários lançamentos de obra e inaugurações de praças, de vias, de asfaltamento, de recapeamento”, pontuou. 

Lemos ainda pontuou que todo esse cenário faz com que Rogério Cruz chegue sem muito alarde na Câmara dos Vereadores. “Então, no meu entendimento, vai ter um clima bom, favorável, para que ele seja recebido na Câmara amanhã. A maioria dos vereadores têm exatamente esse sentimento. Alguns têm desentendimento, mas, no geral, eu vejo que é um clima bom”, salientou.