Transparência

Relatório do TCM-GO mostra que executivo é mais transparente que o legislativo

Mais de 70% dos municípios goianos possuem um elevado nível de transparência nas contas públicas.…

Sede do TCM
Foto: TCM-GO - Divulgação)

Mais de 70% dos municípios goianos possuem um elevado nível de transparência nas contas públicas. Foi o que apontou um memorando publicado pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) nesta quarta-feira (27). O documento informa anualmente o trabalho do órgão com relação a fiscalização do cumprimento das leis de transparência pelos poderes executivo e legislativo do estado.

No poder executivo, o órgão apontou que 182 municípios possuem nível elevado de transparência, o que representa 73,98% das cidades goianas. Os destaques do ano de 2021 ficaram para as prefeituras de Britânia, Caçu, Campinaçu, Cidade Ocidental, Itapaci, Itapuranga, Jandaia, Paraúna, Rialma, Rianápolis, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia e Três Ranchos, que atingiram 100% de transparência.

Por outro lado, 63 municípios apresentaram um nível mediano de transparência, o que representa 25,6% das cidades do estado. Apenas a prefeitura de Uirapuru, na região noroeste de Goiás, apresentou um nível deficiente de transparência, com um percentual de 40,56%.

Já nas Câmaras Municipais, menos da metade dos municípios conseguiu um nível elevado. No total, 122 cidades chegaram a esse patamar, o que representa 49,59% do total. O destaque foi para as Câmaras Municipais de Rianápolis e de Valparaíso de Goiás, que atingiram 100% de transparência.

Outras 97 Câmaras apresentaram um nível mediano, o que representa 39,43% dos municípios. Além disso, apresentaram um nível deficiente, cinco apresentaram níveis críticos e o legislativo das cidades de Ivolândia, Mambaí e Morro Agudo de Goiás não possuem nenhum portal de transparência.

A prefeitura da capital apresentou um nível elevado, com 98,08% de transparência no seu portal oficial. Já a Câmara Municipal apresentou um nível mediano, com 72,21%.