TRIBUNAL DE CONTAS

Relatório do TCU aponta que Bolsonaro ficou com 17 presentes de “elevado valor”, diz site

"Também foi constatado que há presentes recebidos pelo ex-presidente que não foram registrados", diz trecho do documento

TSE vai julgar duas ações de Bolsonaro contra campanha de Lula
TSE vai julgar duas ações de Bolsonaro contra campanha de Lula

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) obtido pelo Metrópoles informa que o governo Bolsonaro (PL) recebeu cerca de 111 presentes que deveriam estar no acervo público, mas ficaram com o ex-presidente. Deste montante, 17 itens são de “elevado valor comercial” e, conforme o documento, “também deveriam ser incorporados ao patrimônio da União”, somando 128 doações que não se enquadram como “itens personalíssimos”.

“Além disso, não foram identificadas quaisquer fundamentações aptas a justificar a distribuição dos itens entre os acervos público (patrimônio da União) e documental privado do ex-presidente. Também foi constatado que há presentes recebidos pelo ex-presidente que não foram registrados”, diz trecho do relatório do TCU.

Segundo o documento, “essas constatações são decorrentes de deficiências existentes no processo de trabalho correlato ao recebimento e à incorporação desses bens”. Ao todo, foram mais de 9 mil presentes recebidos ex-presidente.

Até o momento, a defesa de Bolsonaro não se manifestou sobre a reportagem.