Câmara Municipal

Relatório final da CEI do Mau Cheiro isenta prefeito de Goiânia

Nenhum responsável será indiciado no relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga o…

Nenhum responsável será indiciado no relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga o mau cheiro na região Norte de Goiânia. O documento foi aprovado na tarde desta quarta-feira (23). Mas, ao todo, foram quatro votos contra dois no que diz respeito ao indiciamento do prefeito Iris Rezende (MDB). Nem a Cargil será indiciada.

O vereador Lucas Kitão (PSL), relator do processo, justificou que o pedido de indiciamento do prefeito tinha como intuito não permitir que a CEI se transformasse em “pizza”, caso os culpados não fossem buscados.

“A minha vontade e dos moradores daquela região é que se culpasse os culpados, verdadeiramente. Por causa de um nome não podemos prejudicar toda a população daquela região”, tentou argumentar o presidente da CEI, Cabo Senna (PRP).

Alguns aditivos foram feitos: a implementação do tratamento terciário dos resíduos sólidos e líquidos por parte da Cargil, e a conversão das multas para a empresa em compensação ambiental. Os valores serão investidos em ações de conservação, recuperação e melhoria do meio-ambiente, o que inclui a aquisição de aparelho de medição de odores.

Outro aditivo foi a exigência de que até o dia 31 de dezembro deste ano a prefeitura de Goiânia apresente uma lei ambiental aprovada. Sob pena de crime de responsabilidade, caso não seja cumprido. O aditivo foi proposto pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB).

O relatório ainda prevê a criação de um canal direto de denúncia telefônica da AMMA. A Agência deverá fixar uma base na região para facilitar o processo de fiscalização de descarte de lixo e esgoto e o fornecimento de relatórios e dados para o Ministério Público.

As obras paralisadas pela operação Decantação, de implantação do sistema de tratamento secundário, deverão ser concluídas em dois anos. O sistema terciário deverá ser concluído em cinco anos. O aterro sanitário, sob responsabilidade da Comurg, deverá receber um sistema secundário e um terciário para tratamento de lixo, inclusive do chorume que é descartado.

“Esta comissão trabalhou pra trazer um denominador pros moradores. Espero que o prefeito atenda aos votos da maioria e resolva as dificuldades e que Renzo Rosa, da Cargil, também resolva o problema da região”, finalizou o presidente da CEI Cabo Senna.