IMPARCIALIDADE

Renan diz que, diferente de Moro e Dallagnol, CPI não atuará sem provas

“Não somos discípulos nem de Deltan Dallagnol e nem de Sergio Moro. Não arquitetaremos teses…

Renan diz que, diferente de Moro e Dellagnol, CPI não atuará sem provas
Governo instrui tropa de choque na CPI a derrubar Renan da relatoria (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

“Não somos discípulos nem de Deltan Dallagnol e nem de Sergio Moro. Não arquitetaremos teses sem provas ou PowerPoints contra quem quer que seja”, disse o senador Renan Calheiros (MDB-AL) durante a instalação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, nesta terça (27). Ele foi escolhido como relator.

Ainda no discurso, Renan reforçou imparcialidade: “Não desenharemos o alvo para depois disparar a flecha.” Segundo ele, a atuação será feita a partir de decisões coletivas.

Além de Calheiros, como já era esperado, o senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito o presidente da CPI. A vice ficou com Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Vale lembrar, uma decisão liminar da da 2ª Vara da Justiça Federal de Brasília chegou a suspender eventual indicação do emedebista – a pedido da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) -, contudo, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a mesma, nesta terça. O recurso foi impetrado pelo advogado-geral do Senado, Thomaz Gomma de Azevedo, alegando que o mérito deveria ser definido pelo Congresso e não judicialmente.

Leia mais:

Supremo confirma decisão que declarou Moro parcial em caso de Lula