Bastidores do Poder

Republicanos deve caminhar com Caiado nas eleições de 2022

Apesar do presidente estadual do Republicanos em Goiás, o deputado federal João Campos, afirmar que…

Republicanos defende o nome d João Campos ao Senado em aliança com Caiado (Foto: George Gianni/PSDB)
Republicanos defende o nome d João Campos ao Senado em aliança com Caiado (Foto: George Gianni/PSDB)

Apesar do presidente estadual do Republicanos em Goiás, o deputado federal João Campos, afirmar que seu partido não está fechado com nenhum projeto ao governo para as eleições de 2022, a informação nos bastidores é que a cúpula do Republicanos nacional já fez um acordo para apoiar a candidatura à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM). A coluna apurou que João Campos sairá do comando do diretório estadual no ano que vem e que o grupo que vai comandar o partido estaria alinhado com o democrata.  Ao mesmo tempo em que Campos fala de “independência” e considera que pode fechar parceria com qualquer grupo político nas eleições do ano que vem, Caiado se aproxima do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e da ala do partido que representa a Igreja Universal. O orientação do diretório nacional é que haja um alinhamento da administração de Cruz com a do governador.

Filho único 

Na noite do último sábado, o prefeito de Aparecida de Goiânia ,Gustavo Mendanha, se encontrou com João Campos em Jataí durante a inauguração de um novo templo da Igreja Assembleia de Deus na cidade. Campos é atualmente o único membro do Republicanos que mantém uma boa relação com o MDB.

Primeiro da fila

O discurso de Mendanha, nas viagens que tem feito às cidades do interior de Goiás é de que Daniel Vilela é o pré-candidato do partido nas eleições de 2022.

Xadrez

Há emedebista que acredita que uma possível filiação do presidente da Assembleia, Lissauer Viera, não passa de uma jogada política dele para enfraquecer o MDB de Rio Verde que tem nomes de peso na cidade como o ex-deputado federal Heuler Cruvinel e o Dr. Osvaldo, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições.

Problema

Lissauer até cogitou uma filiação ao PSD, porém vê o presidente do partido em Goiás, Vilmar Rocha, como um entrave. Vilmar é declaradamente contra uma adesão à base do governador Ronaldo Caiado, que atualmente vive uma simbiose com o presidente do Legislativo goiano.

Correndo atrás

A leitura dentro do PSD é que Vilmar só começou a se movimentar politicamente agora pois se sentiu incomodado com as conversas diretas entre o senador Vanderlan Cardoso e o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Preparando terreno

Filiado no PSD paulista, Henrique Meirelles, deve se filiar ao PSD de Goiás em breve. O partido quer fazer da filiação um ato político. Aguardavam apenas a imunização do ex-ministro contra a Covid-19.

Poder em Jogo

O convidado do Podcast do Mais Goiás, Poder em Jogo, nesta semana é o presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha.